Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
21 Março
João Pessoa
Dia Internacional da Síndrome de Down
Autor: Kirlene Scheyla

Conscientização, essa é a palavra chave para a luta dos portadores da Síndrome de Down. Para chamar a atenção para o tema, a Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra, escolheu a data de 21 de março, fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas portadoras da Síndrome de Down, para conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pela inclusão e os direitos iguais para todos.

O que muitos não sabem é que essa alteração genética pode acontecer com qualquer pessoa, não importa a raça ou a idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a média é de um caso a cada 800 nascimentos. As principais consequências da síndrome são: a hipotonia, o comprometimento intelectual e o fenótipo (características como nuca espessa e olhos puxados). Ao contrário do que se imaginava, não existem níveis diversos de Síndrome de Down, mas as pessoas têm desenvolvimento diferenciado e é comum acontecerem associações com déficit de atenção, distúrbios de conduta, etc.

Para conferir a matéria completa acesse: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/doutor-saude/noticia/dia-internacional-da-sindrome-de-down/?cHash=c2a0531caaa096a29e129218d7a4f74e

Galeria: 

Comentários