Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
10 Dezembro
Campina Grande
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Autor: Priscilla Lima

A data de 3 de dezembro é referência desde 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), marcando o final da Década das Pessoas com Deficiência (1983-1992) estabelecida pela Organização.

O dia simboliza uma oportunidade para ponderarmos sobre o lugar das pessoas com deficiência em nossa sociedade e o que podemos fazer em prol da acessibilidade e da inclusão de forma a assegurar os direitos de todos.

Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem. 

As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade.

Fonte: UNIRIO, 2021.

Comentários