02
Agosto
ARTIGO
Agosto dourado e amamentação: alimento de ouro
A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve o aleitamento materno como o alimento de ouro para a saúde dos bebês. O mês de agosto é intensamente dedicado à defesa, importância e conscientização da amamentação.
Um dos principais objetivos é reforçar e promover que o aleitamento exclusivo deve ser até o sexto mês de vida, podendo ser prorrogado até os dois anos ou mais.
O aleitamento exclusivo deprime as taxas de mortalidade infantil correspondendo a uma redução em até 13% das taxas de mortes em crianças abaixo dos cinco anos.
Atualmente vivenciamos uma cultura do desmame precoce de forma intensa; sabendo-se que o leite materno é o primeiro aporte nutricional para os recém-nascidos de forma econômica e eficiente.
Concomitante ao mês DOURADO, ocorre a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), onde para este ano de 2021tem como tema: proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada.
Outro grande objetivo para este mês é reforçar o não julgamento ou exclusão de mulheres que não puderam ou não quiseram amamentar. O centro da mobilização é disseminar informações para as mulheres sobre este momento único de suas vidas e de seus bebês, como algo natural/fisiológico e super importante.
Fonte: OMS, UNIMATERNA.






Comentários