24 Maio
Campina Grande
5 Dicas para semana de provas
Autor: Andrea Targino

semana de provas é uma realidade presente na vida de qualquer estudante. Com isso, para que esse período, não se torne um verdadeiro pesadelo, vale a pena entender quais são táticas que irão garantir bons resultados! Confira 5 dicas para se dar bem na semana de provas

1- Mantenha a organização: ato de se organizar acaba sendo uma receita infalível para quem quer ir bem na semana de provas.  Então, não pense duas vezes, para criar o seu cronograma de estudos e definir os dias e horários, que serão estipulados dentro da sua rotina!

2- Revise os conteúdos: É muito comum, que na semana que antecede as provas, os professores passem algumas revisões sobre a matéria. E como prevenir é melhor que remediar, não cometa o erro de deixar para estudar na própria semana de provas.  Uma vez que o desgaste, provocado por essa ação, só irá resultar em mais ansiedade e insegurança. Por isso, aproveite uma semana antes para fixar todos os conteúdos na sua cabeça e tire as suas dúvidas com os professores. Dessa forma, você só irá precisar dar uma pequena revisada antes da prova!

3- Grave em áudio as explicações dos professores: o grande propósito da tecnologia é facilitar as nossas vidas, logo uma ótima alternativa é usar aquele que, muitas vezes, acaba sendo sinônimo de distração, como um agente facilitador na hora de estudar.  Sim, estamos falando do seu celular, mas antes de colocar esse plano em ação, para evitar possíveis problemas, vale a pena pedir a autorização do seu professor. Na prática essa dica é muito simples, visto que você só irá precisar acionar o sistema de gravação de áudios do seu celular, durante as revisões das matérias. Depois de ter gravado, procure ouvir os seus áudios em cada dia da semana, antes de dormir.

4- Faça um fluxograma: os fluxogramas são as melhores estruturas para sintetizar algum conhecimento específico.  Devendo ter um percurso que defina as etapas do tema estudado, o benefícios dessa técnica está relacionado na otimização e racionalização do conteúdo.

5- Escolha um ambioente silencioso para estudos: escapar dos ruídos nem sempre é uma tarefa fácil, mas se você tem essa oportunidade, não a descarte. Procure estudar em lugares que não tenham tantas interferências externas, que podem atrapalhar na sua concentração.

Bons estudos