Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
09 Junho
CUIDADOS
Produção caseira de álcool gel causa riscos à saúde
Autor: Lucas Santos
Corrosão, explosões e incêndios estão entre os malefícios

 

Após o aumento de casos do novo coronavírus (covid-19), receitas caseiras de álcool gel surgiram e viralizaram nas redes sociais. O Conselho Federal de Química (CFQ) emitiu uma nota de esclarecimento a não recomendação da produção em casa, pois além de não garantir eficácia do produto pode causar danos à saúde.

A coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Victória Carvalho, destaca que “o produto obtido em produção caseira pode causar corrosão nas mãos, na superfície, além propiciar o risco incendiário com explosões e incêndios, além de não garantir a eficácia no combate a covid-19 e outros microrganismos”.  

Victória ainda acrescenta que o álcool gel deve ser produzido apenas por profissionais químicos ou farmacêuticos, que monitoram e controlam etapas importantes no processo produtivo. A produção independente além de causar riscos à saúde confronta a legislação. A concentração ideal é de 70%, pois garante a eliminação dos microrganismos sejam eles vírus, bactérias ou fungos.

Outra opção muito eficiente é uso da água e sabão. “Está em casa usa água e sabão e deixa o álcool gel, somente, para quando estiver fora da sua residência, lembrando de friccionar bem as mãos para que a higienização aconteça corretamente”, conclui Victória.

Texto: Márcia Gabriella de Moura 

Assessora de Imprensa - UNINASSAU Petrolina

Comentários