Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
28 Outubro
Garanhuns
Mais uma edição do #SextaJurídica está no ar! Hoje sobre Compliance Jurídico! Você sabe o que é? Vem conferir!!
Autor: Tamara Dantas

Compliance Jurídico - O mercado de trabalho e a necessidade de profissionais de Direito diferenciados.

Por: Prof. Esp. Jéssika Silva Gouveia. (E-mail: jessikagouveiaadv@gmail.com; Cel.: (87) 9.8133-7185)

Em pesquisa realizada pelo IBGE sobre o senso de 2018, o Brasil atualmente é o epicentro do mundo sobre o quantitativo de advogados por habitantes, no qual é imperioso analisar que a cada 100 habitantes para em média 5,56 advogados habilitados, número este exorbitante se trazermos os que ainda não conseguiram a famosa carteirinha, mas de alguma forma atual no cenário jurídico.

Não é de hoje que se tem notado esse inchaço de profissionais de Direito sobre o mercado de trabalho. Mas a pergunta crucial é: como se destacar mediante um quantitativo ferrenho de bacharéis e o aumento descontrolado de novas faculdades nessa área das ciências sociais? - E ainda, vale apena almejar esta carreira após a formação em nível superior mesmo entendendo-se que está estagnada? - Sobre estas dúvidas é possível averiguar a resposta através de uma única pergunta: O que você tem a oferecer para a sociedade após sua formação?

Diante das novas demandas, houve a necessidade de adaptabilidade, encerrando assim, uma fase de tradicionalismo no qual bastava-se abrir um escritório para que se vislumbra-se uma cartela de clientes.

Atualmente, o cenário exige que o profissional de direito tenha um papel múltiplo inteligível, buscando sua aproximação sobre as necessidades da sociedade, atualizando-se constantemente, não apenas no teor teórico, mas sobre o trato das relações sociais. E sobre isto, dá-se o nome de “compliance jurídico”.

Em regra, o compliance jurídico se alinha no controle de mecanismos que vise garantir a conformidade com a legislação juntamente com a necessidade apresentada.

Nesse sentido, é pertinente que o profissional de direito embarque nas ponderações que verifiquem: I- capacidade de realização; II- compreensão de sistemas generalizados e singulares, e; III- potencialidade de uso da inteligência perceptiva. Isto porque não é o mercado de trabalho que merece ser atrativo, mas o serviço que é disponibilizado pelo agente.

Portanto, a sensibilização em identificar os pontos que necessitam de uma maior atenção, aliado ao uso de inovação tecnológica é o que tem embasado uma carreira bem-sucedida. A exemplo temos o uso das audiências virtuais, como meio de inafastabilidade do judiciário em razão de crise sanitária, ou até mesmo, o uso de centros de arbitragem como forma de desafogamento do Judiciário. Ou seja, a diferenciação do sujeito laborativo está em antecipar-se frente às novas tendências que a sociedade demandará.

 

Tags: 

Comentários