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25 Junho
TCC
Instruções gerais para depósito e bancas de TCCs (2020.1)
Autor: Carolline Carmo
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Até a próxima sexta-feira, às 18h, estarão sendo efetuados os depósitos dos trabalhos de conclusão de curso o período 2020.1. As defesas ocorrerão de forma remota, entre os dias 30/06 e 02/07. Seguem abaixo as instruções gerais para depósito e defesa: 

 

Instruções gerais para depósito e bancas de TCCs (2020.1)

 

Diante da situação atual de suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia do COVID-19 destacamos regras para o processo de depósito, defesa e avaliação de TCCs a serem cumpridas por orientadores/as, avaliadores/as e examinados/as.

 

PRAZOS TCC 2020.1:

 

Depósito: 24 a 26 de junho

No ato do depósito:

 

- Os TCCs devem ser enviados no prazo das 00:00 do dia 24 de junho até as 18h:00 do dia 26 de junho de 2020 em formato PDF exclusivamente para o e-mail tccnassau2020.1@gmail.com

 

Somente serão aceitos TCCs junto com autorização de depósito do orientador (feita por e-mail ou documento assinado digitalmente).

Distribuição para avaliadores: 26-29 de junho

Calendário de defesas: 30 de junho a 02 de julho

Prazo final para depósito virtual após a banca: 06 de julho

 

 

I – DEPÓSITO E ORGANIZAÇÃO DAS BANCAS

 

  1. Não será permitido – salvo casos de acompanhamento especial - o depósito e/ou apresentação de TCC fora dos prazos estabelecidos.
  1. Não será permitido o depósito de trabalho sem autorização do/a orientador/a. A autorização pode ser feita por um e-mail ou documento assinado digitalmente.
  1. Não serão permitidas trocas de orientadores e avaliadores sem aviso prévio. Em caso de interesse pela substituição de orientador/a ou avaliador, antes da troca, o/a aluno/a deve informar a Comissão de Bancas ( formado pela coordenação, professor da disciplina TCC 2 e mais dois docentes do departamento) os motivos com a anuência dos/as docentes/as em questão. Somente após a análise concreta da questão é que será deferida ou não a substituição.
  1. Professores/as deverão informar/confirmar junto a coordenação os horários/dias disponíveis para participação nas bancas. Essa confirmação deve ser feita até 23 de junho de 2020. Caso não seja informado, caberá à Coordenação definir dias e horários para não prejudicar o período das defesas.
  1. Após as 18h00 do dia 26 de junho os/as avaliadores/as irão receber via e-mail os trabalhos que irão avaliar.
  1. Os trabalhos devem ser lidos e analisados previamente pelo/a avaliador/a e banca para possibilitar um julgamento cuidadoso do TCC. Em caso de suspeita de plágio, o/a orientador/a e/ou avaliadores/as deve/m informar antes da realização da banca à Coordenação,para: análise por comissão especial, eventual suspensão da defesa e comunicação adequada ao/a aluno/a.

 

II.DEFESA

  1. Logo após o término dos depósitos, será divulgado o calendário com os horários das bancas e seus avaliadores. Todas as bancas devem ser feitas pelo sistema Teams dentro da Equipe “Bancas TCC Direito 2020.11. Somente serão aceitas como válidas bancas registradas dentro dessa equipe junto com as atas ( Anexo II) devidamente preenchidas e assinadas.
 
 
  1. As bancas serão realizadas durante o período da tarde entre os dias 30 de junho a 02 de julho. Cada banca terá duração máxima de 30 minutos, tendo 10 minutos para exposição oral, 10 minutos para arguição pelos avaliadores e 5-10 minutos para deliberação da nota. É obrigatória gravação do momento da apresentação e comentários da banca devendo ser interrompida no momento da saída do aluno da reunião para deliberação da nota.
  2. O/A orientador/a preside a banca, portanto, é responsável pelo controle do tempo e pela regularidade do processo da abertura da reunião via sistema Teams, bem como informar aos demais o início e término da gravação para deliberação da nota. Solicitamos que a reunião seja registrada com matrícula e nome do aluno para facilitar busca no sistema de vídeos do Teams.

4- Ao/a orientador/a cabe a rigorosa postura acadêmica e a vigilância no cumprimento das regras, valorizando a disciplina para a defesa do trabalho e sobretudo o respeito à banca e a Instituição. É vedado, portanto, a interferência no processo de avaliação; a sugestão ou imposição de notas, a modificação de documentos, a conveniência com conduta indecente ou inoportuna do/a aluno/a durante o processo de defesa. Caso haja coação ou constrangimento à banca, assim como conduta imprópria ou irregular, a Coordenação deve ser comunicada imediatamente para providências.

5. Orientador/a e banca devem iniciar pontualmente a reunião virtual da defesa, sendo qualquer atraso constado na ata dos trabalhos ( Anexo II). Considerando a quantidade de trabalhos, devem ser evitados os atrasos nas sessões, sendo conferido o tempo de 10 minutos para organização prévia e posterior entre as apresentações.

6- Somente em situações excepcionais - e desde que avaliadas previamente pela Comissão de Bancas - serão aceitas bancas por outros aplicativos ( Jitsi, Meet, Zoom etc.). Nesses casos o vídeo da banca deve ser enviado para tccnassau2020.1@gmail.com    via armazenamento virtual ( Dropbox, Google Drive, We Transfer etc.) para que seja inserida no sistema do Teams.

III.AVALIAÇÃO

  1. Os/as avaliadores/as devem analisar:
  1. Apresentação: Domínio de conteúdo; Apresentação clara de objetivos, metodologia e resultados; Tempo de exposição e postura.
  2. Trabalho escrito: Metodologia; Alcance dos objetivos; Fundamentação teórica; Coesão e coerência e normas técnicas.

 

  1. É recomendável que repassem por escrito um arquivo ( doc ou pdf) com os comentários feitos no momento da banca ao/a orientador/a logo após a defesa, sugerindo os ajustes.

 

  1. O/a orientador/a recolherá as fichas de avaliação, preencherá a ata que deve ser assinada pelos/as avaliadores/as e enviada para o e-mail tccnassau2020.1@gmail.com

 

  1. Somente será considerado aprovado o aluno que a banca entregar a ata preenchida ( escaneada ou em pdf com assinatura digital) junto aos registros gravados no sistema do Teams. As gravações também serão anexadas aos memorandos para pagamentos dos professores.
  2. Logo após a banca, até o prazo do dia 06 de julho, os alunos aprovados devem enviar uma versão final para o Repositório da Nassau (http://repositorio.sereducacional.com/ ). Somente com confirmação do depósito a nota será registrada no Portal. 

 

 

 

 

 

 

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