02
Outubro
Artigo
A importância do domínio das técnicas de argumentação
PROJETO SEXTA JURÍDICA - #SextouComDireitoa...Argumentação Jurídica
Autor: Prof. André Soares. (Instagram: @andre.soares06).
Uma das modalidades discursivas é a argumentação. Argumentar é convencer alguém ou um auditório sobre algo, com base em fatos, provas, evidências, de forma lógica e com clareza. Advogados, juízes, promotores, e demais operadores do Direito se utilizam da argumentação jurídica para confeccionar suas peças processuais: petições, sentenças, denúncias, etc.
O estudo da argumentação jurídica municia o operador do Direito de um conjunto de técnicas, postulados e métodos de argumentação que contribuem na confecção de argumentos persuasivos, racionais e bem elaborados, que podem exercer grande influência sobre a pessoa a quem se dirige o argumento.
Portanto, é de grande valia para o estudante de Direito, conhecer as regras da argumentação jurídica e entender como foram construídas as teorias que lhes são correlatas, desde a retórica em Aristóteles, passando pela tópica de Viehweg, a nova retórica em Perelmam, até o discurso racional de Alexy, e, mais recentemente, os estudos referentes à teoria da decisão.
Grandes juristas como Rui Barbosa, se destacaram pela sua inquestionável habilidade argumentativa, sendo lembrados como memoráveis oradores. Sendo o Direito uma ciência que se expressa através da linguagem, é de imperiosa necessidade argumentar com eficiência e presteza.






Comentários