Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
18 Outubro
Distrito Federal
CPA? Do que estamos falando?
Autor: Wladimir Jatoba

A CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Surgiu com a promulgação da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, cujo objetivo é o de “Promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais”. 

Uma das ações sob responsabilidade da CPA é executar o processo interno de autoavaliação em consonância com os procedimentos e instrumentos estabelecidos pela Instituição de Ensino Superior - IES em atendimento ao CONAES, e assegura: a análise das dimensões que integram a IES; a divulgação dos procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos; o respeito à identidade da IES; a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo, bem como de representantes da sociedade civil.

A Auto Avaliação Institucional é um processo de melhoria contínua que busca o aperfeiçoamento das práticas da IES. Constitui-se como um instrumento importante para avaliar as fragilidades e potencialidades, ao mesmo tempo que subsidia a IES no seu processo de tomada de decisões rumo a resultados significativos. Portanto, a participação de todos os interlocutores em responder a avaliação institucional tem um papel nevrálgico na consecução de todo o processo de avaliação. 

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade UNINASSAU – Brasília  foi instituída em atendimento ao que preceitua a Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) através da Portaria 01/2019. Atualmente está composta pelos seguintes membros: 

1. Wladimir Jatobá de Menezes – Representante dos docentes

2. Wellington Rodrigues Santos – Representante dos funcionários técnico-administrativos

3. Ítalo de Carvalho Oliveira – Representante dos discentes

4. Laila Cássia Bueno Barbosa – Representante da sociedade civil organizada.

 

Comentários