Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
27 Maio
Campina Grande
A importância do processo de avaliação institucional
Autor: Denise Santos

A avaliação institucional é um instrumento utilizado para avaliação das dimensões que compõem a comunidade acadêmica da Instituição de Ensino Superior, envolvendo representantes como discentes, docentes, técnico-administrativo e sociedade civil.

É um instrumento utilizado para entender e compreender a instituição como um todo, quais os pontos de melhoria, estabelecer significados e direções para acima de tudo reafirmar o compromisso social assumido pela instituição.

A avaliação institucional que aqui se pretende, refere-se, à qualidade, a busca continua pela melhoria e qualidade do ensino superior oferecido, abrangendo as estruturas do ensino, pesquisa, extensão e administração.

A avaliação institucional pode ser entendida como um instrumento que auxilia o trabalho da gestão da Instituição de Ensino Superior, pois permite diagnosticar os problemas, as necessidades, os anseios e colher sugestões de todos da comunidade acadêmica.

A partir dos resultados a Instituição pode tomar decisões quanto à definição de prioridades, estabelecimento de metas e ações por segmento, áreas e itens avaliados, além disso, tem como planejar suas metas e ações com coerência e oferecendo maior qualidade ao seu trabalho.

Nesse sentido, verifica-se a importância da adesão da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional, que além de dar legitimidade às ações avaliativas, favorece a interlocução entre os sujeitos, por isso, deve ser desenvolvida com o caráter participativo, movimento democrático em que todos os segmentos se envolvam, oferecendo assim confiabilidade aos dados levantados, legitimando e qualificando o processo avaliativo.

A avaliação institucional é realizada semestralmente, e para o semestre de 2021.1 está aberta no período de 03 até 31 de maio de 2021.

 

Galeria: 

Comentários