24 Outubro
Estudantes de Comunicação Social recebem visita do editor do G1 Paraíba
Autor: Renata Parente

Texto: Itallo Marcos, estudante do 6º período de Jornalismo

Taiguara Rangel, editor-chefe do G1 Paraíba, foi um dos palestrantes da Semana de Oficinas Profissionalizantes, promovidas pela Uninassau João Pessoa. Taiguara dividiu experiências e conhecimentos na área do Webjornalismo para a turma do 6º período na última quinta-feira (19). A iniciativa foi do professor Luís Augusto Mendes, da disciplina Jornalismo On Line.

Formado em jornalismo pela UEPB e atuando na área desde os 22 anos, Taiguara já passou por diversos veículos de comunicação até chegar ao Sistema Paraíba de Comunicação, onde já trabalhou no Jornal da Paraíba Online e na TV Paraíba, em Campina Grande. Com todo esse currículo, e com apenas 29 anos, ele conseguiu espaço como editor-chefe de um dos maiores portais de notícias do Estado: o G1 Paraíba, coordenando uma equipe com 6 jornalistas e 2 estagiários.

Nesse bate papo, ele contou como funciona o dia a dia da redação e como coordena sua equipe. O jornalista mostrou algumas ferramentas utilizadas por eles, como planilhas, sites e programas de computador. Taiguara destacou também como funciona a comunicação do portal local com o G1 nacional, falando da forma como “negociam” uma notícia relevante para entrar na página nacional do site.

Ainda sobre o dia a dia da redação, Taiguara falou como funciona a integração com outros setores do Sistema Paraíba de Comunicação, como o rádio e a TV. Na palestra, o editor do G1 também contou como funcionou a coleta de informações para o “Monitor da Violência”, projeto idealizado pelo G1, com todos os seus portais locais, para registrar a quantidade de homicídios ocorridos no Brasil em 2017.

Fazer jornalismo nunca foi e nunca será tarefa fácil. No Webjornalismo não é diferente. Mas Taiguara demonstrou que, apesar de jovem, já possui um caminho exemplar no jornalismo paraibano, demonstrando segurança e liderança em sua equipe.