24 Outubro
Alunos do P2 de Jornalismo visitam Sistema Correio de Comunicação
Autor: Renata Parente

Texto: Pery Camilo, estudante do 2° período de Jornalismo

Acompanhados da jornalista Patrícia Monteiro, professora da disciplina Introdução ao Jornalismo, do P2 de Jornalismo da unidade de João Pessoa, os alunos realizaram, na manhã desta quinta-feira (19), visita técnica ao Sistema Correio de Comunicação. A primeira aula de campo da turma do P2 foi carregada de emoção e aprendizado.

Para a maioria dos alunos, essa foi a primeira experiência com a rotina profissional na área. O Sistema Correio foi escolhido estrategicamente por reunir várias mídias, desde portais de notícias a estúdio de televisão. Os futuros jornalistas conheceram a dinâmica de realização da programação, ouviram relatos dos profissionais e viram como funciona cada setor.

O tour iniciou pelos estúdios de TV, onde foram gentilmente recepcionados pelo produtor auxiliar Júlio César e a pela repórter policial Jaceline Marques, que falaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido por eles nos jornalísticos da empresa. Júlio explicou o porque a produção/edição é considerada “cabeça” do jornal e Jaceline, única mulher na Paraíba a fazer reportagens policiais, compartilhou as alegrias e dificuldades enfrentadas.

Em seguida, Eliz Monteiro apresentou a redação do Jornal Correio e falou também sobre a dinâmica de elaboração das manchetes do jornal impresso e da sincronia de produção das notícias com o jornal online, o https://correiodaparaiba.com.br. “Embora as equipes sejam distintas, há uma interação”, disse Eliz, que é chefe de reportagem do jornal impresso e responsável pelas mídias digitais da Casa.

O passeio chegou ao fim na redação da Rádio 98 FM. Aninha Brandão, chefe de redação, falou um pouco sobre os bastidores da rádio e como são produzidas as pautas para os três principais programas jornalísticos da Correio.

Além de conhecer um pouco mais sobre a experiência e a rotina de cada área, os alunos tiveram a oportunidade de se identificarem com cada setor. A professora Patrícia Monteiro explicou que mesmo ainda no P2, a visita a uma empresa que produz notícia serve de estímulo para os alunos; “é uma disciplina introdutória, conhecer uma empresa que agrega várias mídias já no início da jornada acadêmica permite que eles conheçam um pouco a prática do trabalho e os assuntos que estudamos em sala de aula”,  explicou a professora.