08 Maio
Recife
Graduando em Jornalismo: Dicas para construir um bom TCC
Autor: Andre Felipe

A reta final para os alunos do curso de Jornalismo está chegando, e com ela, a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os formatos de modalidades são sete: Monografia, Jornalismo em Vídeo, Jornalismo em Rádio, Jornalismo impresso Fotojornalismo, Jornalismo Digital e Transmídia, Jornalismo Organizacional. O fotógrafo e professor da Uninassau, Mivacyr Filho, deixa aos alunos o lembrete sobre a importância de respeitar o tempo. "O trabalho é um processo de construção, começou lá no TCC1 e os  que já vêm construindo o trabalho há algum tempo de maneira paulatina, seguidamente, alcançando os objetivos. Sem pular etapas, com certeza não vai ter nenhum problema em terminar dentro dos prazos. Vai defender e ter êxito na sua defesa”, disse.

O Manual de normatização é muito importante para os que estão desenvolvendo seus trabalhos. Lá poderão encontrar diversas dicas como Disposições Gerais, Entrega do Projeto Experimental, Formação de Bancas de Avaliação de Projeto Experimental, Entrega Final de Trabalho de Conclusão de Curso, Avaliação, etc. Formatar o trabalho nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ainda é uma dúvida entre os docentes, porém crucial, sendo, muitas vezes, uma parte chata do processo.

Trata-se de um momento importante na vida dos graduandos, logo, o nervosismo faz parte; a situação é uma novidade, e acima disso, decisiva, mas o medo não precisa dividir o momento. Uma outra dica que o professor dá para os seus orientandos é que mantenham o processo, por se tratar de um momento delicado. “O trabalho ainda não acabou. Só vai terminar quando receber o resultado da banca, entregar as retificações no depósito do TCC e receber a nota”. O  docente diz também que não trabalhe achando que uma nota 7 vai resolver. "Trabalhe para tirar 10, menos do que isso foi um desvio. Passar por esse processo com margem ocupa para o resto da vida, podendo ser também um portfólio" , contou.

Algumas vezes, no processo de construção do TCC, podem surgir imprevistos e o aluno terá que correr atrás dos prejuízos, já que existe um prazo de entrega qual não deve ser violado. De acordo com o educador, a instituição tem um limite, as bancas não podem ser de um dia pro outro, os convidados tem que receber os materiais.” O próprio texto não é um trabalho que se faça do dia para a noite. O texto acadêmico requer uma construção contínua". Aqueles alunos que são acostumados a deixar as atividades para última hora, no TCC não é possível, pois se trata de uma pesquisa científica. Então quem estiver atrasado(a), vai ter que correr contra o tempo.

Redatora: Bruna Silveira