Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
11 Março
COMUNICAÇÃO
Abraji publica cartilha sobre assédio online contra jornalistas
Autor: Andre Felipe

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou uma cartilha online intitulada de “Como lidar com assédio contra jornalistas nas redes”, com propósito de dialogar sobre a gravidade do assédio online contra agentes da imprensa e, sobretudo, para que os jornalistas possam ter um guia de referência rápida sobre como lidar com esse problema. Durante o ano de 2018, a Abraji registrou 156 casos de de violência física ou virtual contra jornalistas em decorrência da atividade e, de acordo com a instituição, 71 profissionais da imprensa nacional foram alvos de tentativas de agressões físicas, dos quais 66 chegaram as vias de fato e 85 sofreram algum tipo de perseguição ou ameaças pelas redes sociais. 

Produzida pelos jornalistas Marcela Donini e Moreno Osório, com supervisão da diretoria da Abraji, a publicação traz orientações práticas para lidar com os ataques nas redes, além de recomendações que prezam pela privacidade dos jornalistas e por um uso consciente das redes sociais. A organização indica que registrar na polícia comportamentos abusivos é essencial para mostrar aos agressores que há consequências para a violência praticada na internet, assim como o assédio ou qualquer ato que fira a liberdade de imprensa nas redes.  

Para a construção do material, foram entrevistados especialistas em segurança digital, segurança de jornalistas, crimes cibernéticos, gestão de crise e advogados, além de profissionais da área que já sofreram assédio nas redes.

O material está disponível para download gratuitamente através do link.

Redator: Bruno Cavalcanti

Comentários