29
Abril
Inclusão Social
UNINASSAU Social realiza projeto de formação acadêmica para mães de crianças com doenças raras
Em parceria com a Aliança de Mães e Famílias Raras - AMAR, a UNINASSAU Social, iniciativa de projetos para a inclusão social promovida pelo Grupo Ser Educacional, realiza o Projeto Mães Produtivas, que oferece cursos do ensino superior gratuitamente às mães de crianças com doenças raras, como a microcefalia. O projeto contempla as modalidades de graduação e pós-graduação a distância e tem inscrições abertas para as mães interessadas até maio deste ano. O objetivo maior é auxiliar a inserção dessas mães no mercado e lançar um olhar mais sensível sobre as dificuldades enfrentadas por elas e pelas crianças.
Beneficiando mulheres com bolsas de estudo para a formação acadêmica na modalidade EAD em sete estados do país, o projeto leva a qualificação profissional para as mães que não possuem condições de frequentar a sala de aula, presas na intensa jornada de cuidados com a casa e com os filhos. Devido à alta notificação dos casos de microcefalia em Pernambuco, que apresentou um período crítico a partir de 2015, cerca de 50% das oportunidades são voltadas ao estado. A organização do projeto vê na educação um meio alternativo de enfrentar os estigmas sociais que atingem as mulheres, como a baixa autoestima, baixa escolaridade e situação econômica fragilizada, assim como dá a oportunidade dessas mulheres se reinventarem e mostrarem que é possível um caminho diferente, quando se há oportunidades.
As inscrições para o Projeto Mães Produtivas se encerram em 10 de maio e o período de seleção vai de 13 de maio a 10 de junho. A acolhida e o início das aulas estão previstos para o início do segundo semestre. É possível assistir ao vídeo oficial da campanha através do canal da Uninassau, no YouTube.
UNINASSAU Social
Com o mote "Cidadania dentro e fora da sala de aula", o UNINASSAU Social promove a inclusão social através de quatro projetos de inserção ativos, que circulam por vários estados do país, contemplando grupos sociais que sofrem constantemente com o preconceito e a falta de acessibilidade. Atualmente, os projetos são o "Praia Sem Barreiras", "Bike Sem Barreiras", "Circo Social" e o "Mães Produtivas".
Para mais informações sobre o Mães Produtivas, ligue: (81) 4020-9734 ou acesse http://social.uninassau.edu.br/.
Redatora: Vitória Silva
Comentários