Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
23 Abril
Dia DOL
Uninassau promove o Dia das Disciplinas On-Line
Autor: Andre Felipe

As unidades UNINASSAU Graças e UNINASSAU Boa Viagem, ambas no Recife, promovem, nos dias 23 e 24 de abril, o Dia das Disciplinas On-Line (Dia DOL), com o tema "Fronteiras Digitais: Desafios Contemporâneos do Apartheid Digital e Infoexclusão". O encontro, que acontece nos turnos da manhã e noite, será realizado nos auditórios das respectivas instituições e consiste em conversar, discutir e proporcionar reflexões aos alunos e outros envolvidos, sobre o atual e peculiar tema. No caso das fronteiras digitais, o assunto abordado é o limiar entre o que se desenvolveu desde o surgimento da internet e da web, ou seja, das tecnologias para a facilidade no cotidiano do cidadão, às dificuldades e virtudes promovidas pelo uso das tecnologias na educação.

O debate se inicia na manhã desta terça-feira (23), na unidade Boa Viagem, convidando à mesa Aldo Júnior, Gestor de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e especialista em Redes Corporativas e MBA em Gestão de Projetos (UNINASSAU). À noite, a condução do tema fica por conta de Alexandre Guimarães, Gerente Corporativo de TI do grupo Nordesteboi e fundador do Conselho Diretivo do GETIC NE. Os mediadores da mesa serão Sérgio Nunes e Antonielle Lima, ambos tutores das DOL. Para a quarta-feira (24), os mesmos convidados retornarão à mesa-redonda, no auditório da unidade Graças, sendo os mediadores os tutores Sérgio Nunes e Danilo Matos.

A iniciativa tem como objetivo engajar os estudantes da Instituição de Ensino Superior (IES) em temas que estão em evidência na atualidade e, além disso, estreitar a relação entre alunos e tutores das DOL. Para a tutora e também mediadora do debate, Antonielle Lima, "esse dia serve também como marco da presença das disciplinas on-line nos cursos presenciais há mais de dez anos nas IES do Grupo Ser, consolidando a modalidade entre as formas de estudar em um curso de graduação", revela.

Desafios trazidos pela Era Digital

Os conceitos recentes de Apartheid Digital e Infoexclusão têm sido amplamente estudados pela comunicação, sociologia e humanidades em geral. Eles dizem respeito à territorialidade on-line e ao acesso à informação através de plataformas digitais, questionando o abismo de diferenças entre aqueles contemplados por esses recursos e os que não são. O maior desafio é não só compreender essa diferença, mas sim atuar de uma forma que a leitura digital cumpra o seu papel de diligência a todos os públicos.

Fronteiras Digitais: Desafios Contemporâneos do Apartheid Digital e Infoexclusão (Dia DOL)

Dia 23/04

À Rua Jonatas de Vasconcelos, 316 - Boa Viagem, Recife - PE

No Auditório da Unidade Boa Viagem

Das 9h às 10h e 19h30 às 20h30

 

Dia 24/04

À Rua Guilherme Pinto, 400 - Derby, Recife - PE

No Auditório Roque de Brito, Térreo

Das 9h às 10h e 19h às 20h

Redatora: Vitória Silva

Comentários