07 Maio
RECIFE
Reta final para a graduação: A importância do TCC
Autor: Andre Felipe

Muita leitura, correções e prazos — esses três fatores são alguns dos muitos que compõem a rotina intensa do período de pesquisa e elaboração para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Temido por boa parte dos estudantes de graduação, o TCC corresponde ao início da produção científica no ensino superior, sendo requisito final para a aprovação dos discentes sob graduação, e podendo estender-se enquanto contribuição nos cursos pós-graduação. Entretanto, a pesquisa científica não deve ser vista apenas como uma obrigatoriedade que leva à obtenção do diploma; o TCC possibilita, não somente a potencialização da escrita e metodologia científica nos alunos, como oferece subsídios para autoavaliação e pode nortear uma carreira como profissional pesquisador e contribuinte.

Resgatando o conhecimento teórico de toda a graduação, o TCC, para ser iniciado, passa pelo filtro de interesses e afinidades do aluno, deixando em evidência o que será analisado e como o tema escolhido tem relevância para a comunidade e, também, impacto social. Pontapé para a aplicabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão, o trabalho é um processo comumente iniciado bem antes do seu prazo de entrega e trabalhado sob orientação nos últimos dois semestres de graduação. É de fundamental importância que os alunos já conheçam os métodos básicos de projeto e desenvolvimento de pesquisa, para evitar possíveis confusões, atrasos, as temidas trocas de tema e metodologias, ou pior, a não entrega do trabalho. O método de pesquisa mais comum para viabilizar uma extensão científica é a monografia, no entanto, mesmo àqueles que não optam por ela, o projeto de pesquisa ainda é indispensável.

Como qualquer trabalho acadêmico, o TCC possui suas especificidades e etapas que, se cumpridas devidamente, facilitam o desenvolvimento, conhecido pela sua alta demanda de leitura, tempo e engajamento. Após ter o seu tema e o recorte, o aluno deve fundamentar sua pesquisa em um problema ou pergunta e hipóteses. Para verificar a coerência desta escolha e de todo o resto, é crucial o acompanhamento com um orientador, de preferência, com experiência na metodologia escolhida pelo aluno. Além disso, o conhecimento das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) segue sendo exigido e é requisito básico para a formatação apropriada da pesquisa. O graduando também deve ajustar o seu cronograma para que imprevistos não comprometam o que foi feito; não é uma tarefa fácil, dar conta da graduação, da pesquisa e das demais obrigações, mas é preciso ter-se em mente de que faz parte da rotina acadêmica este tipo de comprometimento e, existindo o interesse de uma extensão, esses esforços são o mínimo para ajustar-se à vida científica.

A carga bibliográfica é uma das partes mais difíceis da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, porém, não existe trabalho científico sem referências bibliográficas. O embasamento teórico, além de fundamental, pode ajudar o aluno a encontrar objetos de estudo menos analisados e possibilita maiores chances de destaque ao trabalho. Para conseguir acompanhar o ritmo, um cronograma de estudos e sono (minimamente) regulado são grandes aliados e ajudam a manter a rotina mais saudável. Lembre-se: não deixe para iniciar a sua pesquisa de última hora! E o envolvimento do aluno tem grande peso na conclusão do trabalho. Apesar das orientações, elas sozinhas não garantem o encaminhamento perfeito do TCC e comunicar-se com o orientador, buscar mais de um orientador e até mesmo, pedir opiniões dos colegas, pode fazer a diferença.