10
Setembro
Recife
Pai presente pelo desenvolvimento saudável das crianças portadoras de doenças raras
Confira as informações
A família é o pilar do desenvolvimento de uma criança, principalmente aquela com uma doença rara. Um dos maiores desafios que bebês com microcefalia passa é o abandono paternal. O número de homens que abandonam seus lares e não reconhecem seus filhos com essa doença, só cresce no Brasil. Médicos envolvidos no processo apontam que esses casos são cada vez mais frequentes, principalmente entre pais jovens com relações não estáveis. Por isso, é comum se ver a responsabilidade da criação recair apenas para as mães.
O promotor de Justiça Maximiliano Roberto, da promotoria de São Bernardo do campo, em entrevista ao portal de notícia UOL, em abril de 2008, disse que “o abandono paterno precisa ser olhado com mais atenção.” Ele ainda relata que “Vivemos uma epidemia social”. Calculando o prejuízo causado pelo abandono paternal, especialistas na área pontuam que crianças em estado de desenvolvimento, por falta dessa afetividade, podem gerar sequelas psicológicas e comportamentais, afetando no desenvolvimento saudável do infante.
Como uma forma de promover a integração entre universidade e sociedade, e estimular a prática acadêmica na comunidade, oferecendo aos alunos uma chance de colocar em prática tudo àquilo que eles aprendem em sala de aula, o projeto Pai Presente é uma iniciativa do Instituto Ser Educacional, do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU e da Aliança da Mães e Famílias Raras – AMAR, e tem como objetivo realizar ações para fortalecer o vínculo entre pais e filhos com doenças raras.
Para tanto, os educandos envolvidos no projeto concentrará suas atividades nas famílias atendidas pela AMAR, que atualmente são em torno de 400 (quatrocentas). Dentre as atividades previstas estão o mapeamento das famílias, a identificação e mobilização dos pais e a realização de atividades que tenham como foco ações de reconstrução da identidade paterna, de geração de empregabilidade e renda, e de elevação escolar.
O período de inscrições estará aberto até o dia 9 de setembro, pelo link: http://bit.ly/extensaopai A atividade será ofertada a todos os alunos de graduação regularmente matriculados que atendam os requisitos disponíveis no edital.
Comentários