Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
02 Julho
Ação
Dia Mundial da Doação de Sangue
Autor: Erica Soares

Dia 14 de junho foi o dia Mundial da Doação de sangue, e a UNINASSAU realizou uma campanha em suas Unidades para promover o estímulo a doação.

Na Unidade Pituba contamos com a presença da Drª Márcia Barbosa, professora de Hematologia Clinica e Hemoterapia do Curso de Biomedicina, para ministrar o Capacita sobre a "Atuação da equipe multiprofissional na doação de sangue", no dia 24 de junho, com o objetivo de demonstrar quantos profissionais são mobilizados e como atuam no processo de triagem, coleta, seleção e análise, até que este seja liberado com segurança para o receptor.

O sangue é imprescindível em procedimentos cirúrgicos, doenças crônicas e oncológicas, sendo que a doação de uma bolsa pode salvar até 4 vidas, pois após a coleta este pode ser separado em 4 componentes: concentrado de hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO) podendo ser utilizado em 4 pacientes diferentes.

O evento foi aberto ao público e aos alunos da UNINASSAU visando também a conscientização da população sobre a importância de ser um doador.

Doe Sangue! Doe Vida!

 

Sueli Marques

Coordenadora do Curso de Biomedicina

UNINASSAU - PITUBA

Comentários