19 Junho
Petrolina
Ensino remoto garante aulas e desenvolve novas habilidades
Autor: Thais Sa
Alunos e professores tiveram que se reinventar durante o isolamento social

Texto: Gabriella Moura

A crise de saúde pública no mundo gerou diferentes impactos e mudanças na sociedade e não foi diferente na Educação. De uma hora para outra, alunos e professores tiveram que se reinventarem e continuar com qualidade o processo de ensino-aprendizagem. Em Petrolina, a Faculdade UNINASSAU Petrolina respondeu prontamente à situação e implementou o sistema de aulas remotas, garantindo a conclusão do semestre 2020.1.

Pensar novas formas de construir conhecimento tendo a tecnologia como mediadora principal foi o grande desafio dos docentes. A professora e coordenadora acadêmica da Instituição, Victória Carvalho, conta que “o novo sempre assusta, nos desafia e nos faz crescer também. O sistema remoto nos possibilita explorar novas tecnologias, novas ferramentas de ensino. Jogos on-line, apresentação de seminários, discussão de artigos científicos, desenvolver atividades de revisão com técnicas tradicionais, como bingo, gincana, competições entre turmas, tudo isso foi possível”, destacou.

Para a estudante do 5º período do curso de Biomedicina da UNINASSAU, Aldênia Morgana, o início foi desafiante. “No início, achei estranho, mas nós, alunos, fomos nos adaptando, e os professores se reinventando e trazendo metodologias mais interativas para que as aulas não ficassem monótonas. A plataforma é muito boa e não tive dificuldade em manusear”, conta.

Aldênia enxerga que a iniciativa da Instituição em implementar o sistema remoto foi assertiva. “Acredito que a UNINASSAU escolheu umas das melhores formas para não atrasar o semestre. Tenho amigos de outras Instituições que elogiaram nossa faculdade, porque eles estão parados há meses e queriam estar como a gente, em sistema remoto, e infelizmente não estão”, pontua.

Vídeos explicativos, treinamentos e reuniões para sanar dúvidas foram algumas das estratégias da gestão para garantir o uso efetivo da plataforma. “Escolhemos uma plataforma de fácil manuseio para que todos pudessem ter uma experiencia positiva. A situação nos pediu ação e encontramos uma forma inteligente de continuar nossas aulas com a mesma qualidade e em tempo real. Aluno e professor interagindo, sanando dúvidas e construindo conhecimento”, avalia o diretor da UNINASSAU Petrolina, Sérgio Murilo Corrêa.

Atualmente, a Instituição conta com turmas nos três turnos (manhã, tarde e noite) em diferentes cursos, como: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Farmácia e Educação Física.