27 Outubro
AÇÃO
Alunos de saúde promovem ação de saúde em Quingoma
Autor: Luiz Arthur

No último sábado (21), alunos dos cursos de Saúde da unidade Lauro de Freitas promoveram ações de saúde junto a população de Quingoma.

Quingoma é uma antiga zona de engenho do recôncavo baiano, que está localizado a três km de Lauro de Freitas e possui aproximadamente 3.500 moradores que buscam o resgate de suas raízes, pois se reconhecem como remanescentes de quilombos, mas ainda não foram reconhecidos. Quingoma é uma etnia africana vinda em menor número para Bahia. Trabalhavam nas fazendas  e engenhos da freguesia de Santo Amaro de Ipitanga (hoje Lauro de Freitas) como escravos na produção de cana de açúcar nos séculos XVIII e XIX.

Na comunidade, são enfrentados problemas com moradia, transporte, saneamento, telefonia e água encanada. Segundo informações de alguns moradores, a água encanada não chega todos os dias e por isso os moradores ainda recorrem a poços e carros pipa. O acesso ao bairro é muito complicado pois o transporte alternativo de vans deixa muito a desejar.

Ação aconteceu neste último sábado (21)Ação aconteceu neste último sábado (21)Ação aconteceu neste último sábado (21)Ação aconteceu neste último sábado (21)Ação aconteceu neste último sábado (21)