Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
25 Junho
Projeto
Ser Experience - Canheiro
Autor: Patricia Mendes
A UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina realizou o projeto CANTHEIRO - SER EXPERIENCE, uma iniciativa que propõe a revitalização da praça da Paróquia Santíssimo Sacramento, no bairro Porto Alegre. O cronograma das atividades, desenvolvidas pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias Civil e Elétrica, teve início no último dia 17 de abril, com reconhecimento da área e diálogo com o pároco, Padre Leonildo Campelo. A entrega da obra finalizou no dia 29 de maio de 2021.
 
Dentre os vários objetivos, o Cantheiro integrou os alunos em ações de impacto social, aperfeiçoando estratégias desenvolvidas na academia. De acordo com a professora de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário, Thiscianne Pessoa, os benefícios dessas dinâmicas favorecem a melhor formação dos alunos e os colocam em contato com o social. “Com essas atividades, os alunos entendem o impacto social de suas profissões. O que quero dizer é que, a amplitude da profissão que eles escolheram, e estão se preparando, é evidenciada com o desenvolvimento de ações sociais dentro de uma comunidade, de uma cidade”, explicou Thiscianne. 
 
Com a missão de promover melhoria da estrutura no entorno da Igreja, facilitar acessos e melhorar a sensação de segurança, o projeto aplicaou um mobiliário sustentável, com materiais reciclados, instalação de iluminação e revitalização paisagística, transformando a praça em um local de encontro. O pároco da Paróquia, o padre Leonildo Campelo, abraçou a ideia e comemorou a intervenção. “Essa praça não tem nenhum equipamento urbano, como os bancos, e nenhuma infraestrutura adequada. Por isso, essa iniciativa que a UNINASSAU está nos oferecendo será de um imenso valor porque vai levantar a autoestima dos nossos paroquianos e também vai deixar o espaço muito aconchegante”, celebrou Leonildo. 
 
O projeto Cantheiro conta com a participação de 30 alunos, sendo 20 de Arquitetura e Urbanismo, dois de Engenharia Civil, um de radiologia e um de psicologia. Os materiais utilizados foram recolhidos de descarte e doações, sendo ferramentas e equipamentos de proteção individual comprados com orçamento disponibilizado pela Instituição de Ensino. 
 
Tags: 

Comentários