Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
08 Agosto
Matéria
3 dicas de como se dar bem em apresentações orais
Autor: Onildo Ribeiro
Muitas vezes precisamos fazer apresentações orais, mas não sabemos como organizar as ideias de modo claro e objetivo. Seja por timidez, seja pela falta de prática de falar em público, fazer trabalhos que exijam essa exposição podem ser um tanto difíceis, mas não são nenhum bicho de sete cabeças. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para você se dar bem em apresentações orais e conseguir um bom desempenho. 
 

Construa um roteiro topificado da sua apresentação 

Esqueça os textões e aposte nos tópicos. A utilização de tópicos ajudam na organização das ideias, pois criam um mapa mental de como você irá fazer a abordagem do assunto a ser apresentado. Uma coisa importante é utilizar palavras-chave, pois elas irão trazer as questões principais do tópico da sua apresentação. Se você dispuser de equipamentos tipo data-show, isso vale para seus slides, caso não, é recomendado que você utilize fichas pautadas, para ir olhando seus tópicos durante sua fala. 
 
Utilize recursos lúdicos 
 
Para uma apresentação oral de seminário acadêmico por exemplo, além da explanação verbal, é interessante que o estudante ou profissional utilize  meios que fujam um pouco da fala e possam explorar outras possibilidades, como o uso de recursos que podem ser feitos em programas específicos para apresentações. No entanto um grande erro que diversos estudantes e profissionais cometem, é utilizar textos extensos nas apresentações visuais, acreditando que isto, irá garantir que todas os pontos relevantes sejam abordados. Muitas vezes o uso de ícones, infográficos e vídeos, podem ser melhores do que explicações orais. Quando as falas são muito longas, tendem a ficar cansativas e dispersar o ouvinte. Existem plataformas gratuitas que oferecem a possibilidade de criação de apresentações de uma maneira mais dinâmica e com layouts visualmente atrativos, a exemplo  do Prezi e do Piktochart. A utilização desses recursos, ajudam a deixar tudo mais criativo, movimentado e interessante, mantendo os expectadores atraídos pelo seu conteúdo. 
 
Para ler na íntegra, clique aqui. 

Comentários