03
Junho
Excelência
Cursos de Administração e Gestão Portuária da UNINASSAU com conceito 4
O Cursos de Administração e Gestão Portuária da UNINASSAU São Luís se mantém com excelência após avaliação do Ministério da Educação (MEC). Os dois cursos coordenados pelo Prof. Thiago Ribeiro, segue com a nota 4, em uma escala que vai até 5, levando em consideração os critérios de organização pedagógica, avaliação acadêmica do corpo docente e estrutura da Instituição do Ensino Superior (IES).
Todos os cursos de educação superior precisam passar pelo acompanhamento, fiscalização, controle e exigência de qualidade do MEC.
MEC é a sigla de Ministério da Educação, um órgão do governo voltado para a realização de políticas de ensino no país. Tem como funções atender, promover e desenvolver as diferentes esferas da educação no Brasil, seja ela a educação infantil, o ensino fundamental e médio e a educação superior, bem como ensinos profissionalizantes, a educação a distância e a Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Basicamente, a nota do MEC é o grande referencial para que os estudantes tenham como avaliar a qualidade de um curso, podendo assim fazer sua escolha com critérios.
Com o ranking do MEC é possível avaliar se as instituições de ensino têm condições para educar pessoas e formar novos profissionais para o mercado de trabalho. É essa ferramenta que permite a elas investir na melhora de determinado curso ou na manutenção de seu padrão de qualidade. O ranqueamento é feito por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
A avaliação do MEC em relação às instituições de ensino superior é feita por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a qual leva em consideração a análise dos cursos, instituições de ensino e a performance dos alunos. Tais pontos são analisados nas seguintes avaliações:
- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
- Conceito de Curso (CC);
- Conceito Preliminar de Curso (CPC);
- Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC);
- Conceito Institucional (CI).
Comentários