17 Maio
Presentes conheceram uma das 11 linhas de produção
Alunos de administração realizam visita à Ambev
Autor: Francisco Assis

Sob a orientação da professora Géssika Cambrainha, alunos do curso de Administração da Unidade Caruaru, foram apresentados aos processos operacionais das instalações da unidade de produção de cervejas da Cervejaria Ambev em Itapissuma/PE, no último dia 26 de abril.

Como objetivos secundários, o projeto intencionou inovadoras práticas de planejamento e controle dos processos produtivos. A visita explorou a visualização dos conceitos aprendidos em sala de aula sendo aplicados na prática desde as ferramentas mais simples até as práticas produção adaptadas pela empresa.

Inicialmente, foi realizada pela colaboradora do grupo Ambev, Fernanda, uma apresentação institucional, mostrando o histórico e posicionamento da empresa no mercado, além de explicações sobre a história da cerveja. Em seguida, todos os participantes foram orientados quanto à postura necessária para respeito às normas de segurança da organização durante o percurso da visita.

No segundo momento, os alunos foram levados até as instalações de uma das 11 linhas de produção da fábrica, onde o processo produtivo foi explicado pela colaboradora Fernanda. Lá foi possível observar o passo a passo do processo produtivo em detalhe. Além disso, foram observadas as metodologias de controle operacional aplicadas e as técnicas para garantia de qualidade e prevenção de falhas e desperdícios.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma inspeção de qualidade ao fazer a degustação em um dos pontos de coleta para análise. Ao final, foi ainda oferecido um pequeno curso de degustação, no qual os participantes aprenderam sobre a harmonização das bebidas com os alimentos.

Alunos de Administração em visita à AmBev