Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
09 Agosto
João Pessoa
Que Venha 2021.2
Autor: Socrates Pereira

Queridx discente.

Eis que chegamos a mais um semestre, eis que estaremos juntxs – um pouco mais pertinhos – mas ainda em tempos híbridos.

Convido cada um e cada uma para essa pequena reflexão:

 

Para começar dê o primeiro passo.

 

“Se avexe não!

Toda caminhada começa no primeiro passo,

A natureza não tem pressa, segue seu compasso.

Inexoravelmente, chega lá!

Se avexe não!

Observe quem vai subindo a ladeira,

Seja princesa, ou seja lavadeira,

Pra ir mais alto, vai ter que suar! ” –  Santana

 

É interessante como podemos encontrar nas criações mais simples, grandes reflexões. É justamente o que traduz a letra dessa canção do Santana. Proponho que façamos uma análise apenas desse refrão citado, o subdividiremos em três tópicos:

O primeiro, fazendo referência a frase – “toda caminhada começa no primeiro passo”. Óbvio! Para qualquer lugar que se pretenda ir, é imperativo o levantar, sair do lugar! Porém, muitas vezes mesmo nosso desejo sendo grande em relação à algum objetivo, nos sentimos tão confortáveis com a nossa rotina que preferimos ficar acomodados.

Estando onde estamos “os riscos são menores”. Confortável significa não precisa se esforçar, não ser cobrado, não precisar atravessar obstáculos. Inclusive, a título de conhecimento sobre como nosso cérebro reage neste sentido, é bom sabermos que ele possui uma área que se preocupa com a nossa sobrevivência – o tronco cerebral. De forma que, quanto menor a ameaça melhor. Ou seja, nossos hábitos seguros agradam ao cérebro porque ele não precisa se esforçar muito, é uma questão de economia.

Contudo, as áreas mais complexas, desenvolvidas com a evolução da espécie humana é muito chegada a desafios - o córtex pré-frontal. Área cerebral responsável por nossas cognições, decisões, planejamento, tudo que for pensante se concentra nessa estrutura.

De forma que possuímos um equipamento completo, que possibilita o descanso e o trabalho árduo. Visto que, estas duas condições importam para o nosso equilíbrio. E complementando o raciocínio anterior, os estudos da neurociência desenvolvidos nos últimos trinta anos com bastante ênfase, comprovam que o cérebro humano possui a capacidade de renovação e a isso chamamos neuroplasticidade. Portanto, vale um esforço para darmos o primeiro passo, porque os demais que se seguirem será mais fácil. Pois, desenvolveremos novos hábitos, estimulando nosso cérebro a trilhar novos caminhos.

A segunda frase que iremos refletir é : “ a natureza não tem pressa, segue seu compasso”... O que essa frase quer nos dizer? Usarei uma teoria de Epicteto (séculoI – D.C) para tentar explicar. Ele citou que “na vida cinquenta por cento do que vivemos depende das nossas decisões, pequenas ou grandes; e os outros cinquenta por cento, dependem da natureza.” A esse fenômeno alguns chamam sorte, fé, destino. Enfim, chamem como acreditarem. O fato é que esses cinquenta por cento que depende de nós precisamos fazer valer, fazendo e vivendo intensamente a nossa melhor versão.

É mais ou menos como a lei da colheita, plante a melhor semente e aguarde a semente brotar. Ela pode brotar lindamente, assim como, pode vir uma chuva e arrastá-la. Enfim, faça a sua parte e deixe o universo conspirar ao seu favor.

A última frase para análise é : “Prá ir mais alto, vai ter que suar!” O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Tenham certeza da veracidade dessa frase. Todas as pessoas que conheço ou que li sobre elas que obtiveram êxito em suas vidas, precisaram fazer muito esforço. Qualquer projeto exige empenho e quanto mais ele valha a pena, mais esforço exige. Portanto, quando em alguma etapa do seu projeto de vida você senti que está muito árduo, tenha certeza, você está mais próximo do êxito. Ás vezes a chave que abre a porta é a última do molho!

Concluindo, segundo Viktor Frank, “Quem tem um forte porque, resiste a qualquer como! Portanto, foque exatamente onde você pretende chegar, encha os pulmões de ar, se encha de entusiasmo e dê a largada! Não espere ter todas as ferramentas para começar, o feito é melhor que o perfeito! O sucesso está na próxima esquina e te aguarda.

 

Autor: Monica Costa – João Pessoa, 2021. Instagram: @psimonicacosta e-mail: consultoramonicacrcosta@gmail.com

Comentários