28 Agosto
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aplicativo criado por alunos de Sistemas de Informação auxilia população de Viçosa do Ceará
Autor: Christiano Prado

Estudantes do curso de Sistemas de Informação, da unidade Parnaíba, lançaram um aplicativo que está auxiliando a população do município de Viçosa do Ceará, no Noroeste daquele Estado. O “Viçosa Iluminada” permite comunicar à Prefeitura a necessidade de reparos de iluminação pública. O projeto foi elaborado por oito acadêmicos e está disponível na Google Play Store para smartphones com Android.

A ideia do aplicativo surgiu da necessidade dos moradores informarem para a prefeitura sobre os reparos necessários na iluminação pública de Viçosa do Ceará. “Um morador do município nos procurou para tentar melhorar esse atendimento e facilitar a vida da população. Foi assim que elaboramos esse projeto e agora estamos tentando conversar com outras prefeituras para fazer essa parceria”, comenta o estudante Jardel Cavalcante, um dos desenvolvedores da ferramenta.

Para o aluno, essa parceria foi possível graças aos conhecimentos adquiridos na instituição, que possibilitou aplicar informações sobre a metodologia Scrum, gerência de projetos, análise de requisitos e programação, tanto web, quanto mobile. “Nossos méritos, sem dúvidas, são divididos com nossos professores, que nos possibilitam o aprendizado e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho. Esse é apenas um dos vários projetos que, em breve, serão apresentados para a população” pontua.