07 Abril
Racismo
FMN debate racismo com comunidade acadêmica no mês de março
Autor: Alanna Cristina

A formação do Estado brasileiro possui contribuições com a presença dos negros no Brasil, uma vez que a população multiétnica decorre da existência de representantes das várias nações africanas trazidas como mão-de-obra escravizada, que repercutem até os dias de hoje com representações culturais peculiares. Para entender melhor, qualquer exclusão, distinção, restrição ou preferência baseada na raça, cor e nacionalidade que tenha intenção de resultar ou anular o reconhecimento de exercícios é considerado como discriminação racial. Todas as pessoas, não importa a raça, tem direitos econômicos, sociais e culturais iguais.

Infelizmente, ainda existem pessoas que não tem tal compreensão e agem para discriminar outros baseando-se somente na raça. Algumas atitudes racistas que possam ocorrer em determinados lugares. Pensando nisso, a Faculdade Maurício de Nassau propõe trabalhar a temática no evento da Responsabilidade Social do mês de Março com acadêmicos, docentes e convidados elucidando o debate e instigando aos alunos a refletirem.

Esse projeto teve o propósito de promover o debate acirrado sobre as desigualdades sociais e a discriminação racial trazida aos longos dos anos e qual o papel do cidadão na busca incessante de seus direitos sociais. Para isso, o curso de Serviço Social convidou a Palestrante Lucimary Passos uma grande militante dos movimentos sociais aos cidadãos excluídos e discriminados. Desta feita a proposta visou promover junto aos acadêmicos a implicação com o tema e o debate plural das mais diversas áreas do pensar, articulando as inúmeras especificidades da atuação dos profissionais.

Trabalhando assim no ensino, o fortalecimento do aluno (a) da Faculdade Maurício de Nassau diante da temática e a sua complexidade. A proposta consistiu em uma mesa redonda no auditório das 19:00 às 22:00 no dia 29/03/2017 com todos os alunos convidados de todos os cursos da Faculdade Maurício de Nassau. Teve como composição da mesa os Professores: Doutoranda Joyce Amâncio de Aquino Alves (Área de relações internacionais), Doutor Ernandes (área do Jornalismo) e a Convidada Palestrante Lucimary Passos (advogada) militante dos movimentos de negros do município de Caruaru. A mesa trará como eixo: Discriminação Racial: elementos para o debate nas áreas Jurídicas, Políticas e Sociais, foram 40 minutos para a palestrante apresentar e a mediação instigar o debate em mais 40 minutos, após isso foram expostos os ganhos e perdas históricas do processo de mobilização.

Tags: