Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
23 Novembro
Artigo
Dia da Consciência Negra
Autor: Mariana Veras

20 de novembro dia da Consciência Negra.

Por que comemorar essa data? Por que ter um dia da consciência negra?

Entender essa data é compreender a história da luta do povo negro pelo direito a cidadania, sujeitos dotados de direitos. A luta do povo negro não vem de hoje, é um legado histórico de lutas e resistências. O povo negro nunca foi submisso como nos contaram a história. Desde a vinda do continente africano para a diáspora, os negros resistiram e se impuseram, foram em batalhas travadas e/ou mesmo na sobrevivência de suas práticas culturais e seus modos de organização social.

Mesmo com a usurpação de seus direitos o povo negro resistiu, fizeram motinhos, revoltas e conseguiram a liberdade  Essa não foi dada pelo Estado ou por uma linda e bela rainha como paira o imaginário social. Após a liberdade o povo negro se viu mais preso do que nunca, retiraram os cadeados e as correntes dos seus corpos, mas os aprisionaram em  suas condições precárias de emprego, moradia e desassistência. Uma nova história se inicia agora os capitães do mato são outros, não mais aqueles do chicote na mão, mas o próprio estado que os chicoteia sem oportunidades.

O movimento negro e seus grandes nomes como Abdias do Nascimento iniciaram um percurso para construção de uma nova história, inserir o negro na sociedade racista e preconceituosa brasileira, buscando sua inserção no meio educacional porque a autonomia passa pelo conhecimento. Uma conquista histórica acontece com a lei 10639/2003, que outorga sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. A lei tem como objetivo (re)construir uma imagem do continente africano e do povo negro positivada.

O negro sempre esteve as margens da sociedade brasileira. Construiu favelas, subiu os morros povoou com seus barracos, mas sempre lutando, buscando dias melhores para sua gente. Os números nos mostram, por todo esse passado histórico de exclusão a população negra no Brasil é majoritariamente pobre, analfabeta, desempregada, encarcerada, violentada e morta.

O 20 de novembro não é só uma data comemorativa ou celebrativa, é dia de reflexão, dia de dizer que a luta não acabou, que é preciso mais dias de consciência negra, pensar onde está a população negra do nosso país, pensar na violação de seus direitos, na negação de sua cidadania, de sua exclusão social. Por isso o Serviço Social está na luta, enquanto campo científico e acadêmico na garantia dos direitos sociais dessa população.

Tags: 

Comentários