Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
14 Outubro
SERVIÇO SOCIAL
Confira a Dica de Filme desta semana
Autor: Ana Luiza

Produzido pela Netflix, o documentário político e memórias pessoais se misturam nesta análise sobre a ascensão e queda de Lula e Dilma Rousseff e a polarização da nação.

Democracia em Vertigem possui ambições muito mais abrangentes do que documentar a queda da presidenta. Dilma Rousseff sequer constitui o foco central do filme, cujo verdadeiro protagonista é Lula, visto tanto na cena de abertura quanto na conclusão. O ex-presidente é retratado desde os primeiros passos políticos como metalúrgico no ABC paulista até a prisão em consequência da Lava Jato. Lula torna-se o símbolo da ascensão da classe trabalhadora ao poder, e também a comprovação dos limites da política conciliatória no cenário político nacional.

O filme jamais demonstra a intenção de servir como ferramenta de "verdade histórica", ou seja, um documento de impacto visando corrigir percepções e impor um discurso predominante. A cineasta Petra Costa não participa à raivosa disputa de narrativas da sociedade contemporânea, preferindo uma leitura pessoal das últimas décadas. Assumindo sua subjetividade, ela se posiciona enquanto personagem e narradora, ao passo que entrevista a própria a mãe, militante presa pela ditadura.

Fontes: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-274409/criticas-adorocinema/

https://www.netflix.com/br/title/80190535

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/20/politica/1561039982_821507.html

 

Galeria: 

Comentários