11 Setembro
MONITORIA
Divulgada nova data de seleção de monitores para Publicidade e Propaganda
Autor: Francisco Norton

Queridos(as) alunos(as),

A avaliação das monitorias do curso de Publicidade e Propaganda será na sexta-feira (15 de setembro de 2017), as 19h na sala 106, Bloco G. Peço desculpas pelo atraso, mas a colação de grau atrapalhou o processo seletivo desse programa. A prova será um texto contextualizado, sobre a disciplina que o aluno selecionou no ato de inscrição. Seguem as ementas:

Linguagem fotográfica

Técnicas de registro fotográfico. Operação de câmera fotográfica e de seus acessórios. Recursos técnicos das câmeras profissionais. Operações de laboratório: revelação, ampliação, cópia e edição fotográfica. Fotografia com iluminação natural, flash e luzes contínuas. Filme preto e branco e colorido. Utilização de teleobjetivas, grande angulares, motores, flashes, iluminação e anel de reprodução. Noções básicas de composição e enquadramento. A relação da fotografia com artes e técnicas audiovisuais.

Psicologia

Publicidade e ciência do comportamento. Processo decisório no evento de consumo. O consumo como aprendizado. Efeitos da publicidade no comportamento do consumidor. Percepção e estímulos funcionais. Motivação, personalidade, estilo de vida. Modas, tendências e referências de consumo. Persuasão do convencimento à orientação do consumidor. Atitudes e mudanças: efeitos sobre o mercado. Consumo enquanto traço de cultura. Principais conceitos psicológicos pertinentes à publicidade e propaganda.

Fundamentos da Língua Portuguesa

Produção de textos. Correção gramatical de textos. Técnicas de redação em seus aspectos estéticos, gramatical, estilístico e estrutural. Interpretação de textos e seus aspectos limitantes.

Mídias

Organização de um departamento de mídia. Caracterização e identificação técnica das diversas mídias. Estudo de aspectos técnicos da mídia, necessários ao desenvolvimento das habilidades relativas. Criatividade e aplicação dos conhecimentos teóricos de mídia em um planejamento para cliente real. Definição de freqüência e cobertura das inserções de mídia, a partir do conhecimento técnico, com adequação ao planejamento de campanha. Orçamentos: custos de mídia e negociações.

Produção em RCTC I

As origens da radiodifusão no mundo. A primeira demonstração de radiodifusão no Brasil. A evolução do rádio. Estrutura e funcionamento de uma emissora de rádio. Técnicas de transmissão radiofônica: do microfone ao transmissor. Desenvolvimento de campanhas publicitárias radiofônicas. Gravação e edição de spots e jingles. A estética na produção radiofônica. Desenvolvimento de campanhas publicitárias no rádio.

Criação

Técnicas de criação da mensagem publicitária. Criatividade. Relação entre segmentação e posicionamento: as diversas leituras de um briefing. Técnicas de informação na estratégia publicitária. O processo de criação e produção de peças publicitárias para as várias mídias e sua exploração criativa. Campanhas Tradicionais e Alternativas.

Produção gráfica

Abordagem teórica e prática do Design Gráfico. A dinâmica das cores e tipologia. Estratégias de comunicação e técnicas gráficas. Medidas gráficas. Técnicas de composição e de impressão. Estética aplicada ao material gráfico. O layout e a arte-final. Organização do espaço, percepção e composição. Instrumentação. A editoração eletrônica.

Direção de arte

A linguagem visual: a composição dos elementos e otimização da comunicação. Elementos do código visual gráfico. Elementos plásticos na estruturação do espaço tridimensional. O desenho do objeto. Desenvolvimento da criatividade. Comunicação e identidade visual.

Introdução a publicidade e propaganda

Conceituação e introdução à história da Publicidade e Propaganda. Mercado de Trabalho e seus operadores. Órgãos e Associações. Princípios gerais da atividade publicitária. Terminologias usadas. A relação da Propaganda com o Marketing. O briefing e a campanha de propaganda. A Agência de Propaganda e sua estrutura em departamentos. A legislação específica da área.

Planejamento de Comunicação II

Técnicas de planejamento: a pesquisa, a montagem do problema, como transformar as informações em campanhas, objetivos da campanha. A realidade do produto: posicionamento em relação ao mercado, ciclo de vida e sazonalidade. Controle e avaliação do plano.

A partir dessas temática, o aluno inscrito desenvolverá um texto contextualizado sobre o case apresentado. Os alunos que participarem da seleção, terão as faltas justificadas.

O programa de monitoria oferece ao aluno, além da experiência, 60h complementares que serão adicionadas pela coordenação de curso.