05 Abril
Alunos participam de palestras sobre psicanálise
Autor: Nadia Ligia

Nos dias 27 e 31 de março, o professor Eduardo Riaviz promoveu duas importantes palestras para os alunos da disciplina de Fundamentos da Psicanálise. A primeira, ministrada pelo psicanalista Robespierre Garcês, tratou da temática "Psicanálise nas prefeituras do interior do Maranhão" e foi apresentada aos alunos do 3º período matutino. A segunda, com o tema "Psicanálise nos Caps", foi ministrada pelo psicólogo e psicanalista Augusto Mochel, para a turma da noite.

As palestras permitiram uma reflexão sobre as possibilidades e impasses da clínica psicanalítica dentro das instituições públicas, questionando as articulações entre a psicanálise e os demais saberes e práticas que convivem dentro das prefeituras e de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Segundo a aluna Letícia Oliveira, a palestra foi bastante esclarecedora. "Abordou os assuntos que já tínhamos conhecimento, porém de forma diferente. Trouxe alguns casos bem interessantes", disse a aluna. O líder de turma do 3º período matutino, Jonathan Siqueira, também manifestou reação positiva à participação na palestra: "A palestra foi bem proveitosa. Todos nós conseguimos captar muito bem as informações passadas. O Robespierre usou exemplos simples, foi espontâneo, tem senso de humor, é carismático e deixou todos bem a vontade para fazermos perguntas. Foi bem rica em conhecimento".

Demonstrar o modo pelo qual a psicanálise e os psicanalistas encaram a inserção dessa prática no contexto das instituições, considerando as diferenças de contexto, a diversidade de atores que participam do processo analítico e a singularidade dos pacientes em expressar seu sofrimento, é um modo de aproximar o aluno da prática, alinhando o conteúdo teórico discutido em sala de aula. No próximo mês, os palestrantes convidados retornarão à Faculdade Maurício de Nassau para proferir as palestras nas turmas.

Robespierre GarcêsTurma 3 matutino