16 Junho
EMPREENDEDORISMO
Alunos de Psicologia são destaque em evento de empreendedorismo
Autor: Maio Spellman

A inserção da disciplina de empreendedorismo no nível superior favorece a capacidade de soluções criativas para os alunos pensarem em seus futuros negócios, mas também cria uma atmosfera inovadora para o desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula.

A partir desse cenário, os alunos do quarto período do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU planejaram a criação de novos negócios nas diversas áreas da Psicologia. Para isso, o professor Luís Augusto Mendes utilizou, em sala de aula, o modelo de planejamento do Canvas, a construção do Plano de Negócio, além do curso “como criar sua clínica”, além do aporte teórico da disciplina.

A turma da manhã planejou a criação das seguintes empresas:

- Centro Clínico Cuidar – Clínica integrada, com serviços nas áreas de saúde física e mental, estética e prática de esportes;

- Mente colorida - Clínica psicológica voltada para o público infantil e adolescente;

- Clipe - Clínica psicológica especializada no segmento de educação, atuando na área de saúde mental de professores, funcionários e alunos;

- Psi ORG - Empresa especializada em Psicologia e Consultoria Organizacional;

- Clinica Sinapse - Clínica terapêutica focada na saúde mental do público adulto;

Já a turma da noite criou um plano para os seguintes negócios:

- Cri@tiva - Empresa especializada no atendimento de jovens e adolescentes;

- Psi ORG - Empresa focada em Psicologia e Consultoria Organizacional;

- Clinica Sinapse - Clínica terapêutica focada na saúde mental do público adulto.

Evento de Empreendedorismo

Como atividade de finalização do semestre, a Faculdade organizou um evento com participação de turmas de todos os cursos que ministraram a disciplina de Empreendedorismo da unidade Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Para isso, foram feitos cinco desafios, no estilo de gincana, sendo eles: a criação de um grito de guerra, a apresentação de um plano de negócios, a resposta a um quiz sobre empreendedorismo, a apresentação da vida de um empreendedor, neste caso, o empresário Janguiê Diniz e, por fim, a parte de responsabilidade social do evento, com arrecadação de alimentos.

Os alunos de Psicologia foram um dos destaques do evento, com os gritos de guerras que diziam: “Olê, olê, olê... Psicologia também é empreender!” Com muita disposição e alegria, os alunos realizaram todos os desafios, com destaque para o regionalismo na apresentação da trajetória de Janguiê Diniz, por meio da narrativa do cordel, e ainda a exibição dos projetos das empresas criadas em sala de aula. Por fim, a turma da manhã ficou com o segundo lugar na competição e a turma da noite recebeu o terceiro.