21 Maio
Responsabilidade social
Projeto: Ser Leitor - Leitura na educação infantil
Autor: Luana Tavares
O projeto denominado SER LEITOR: LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, projeto de responsabilidade social com parceria do setor de Responsabilidade Social da Uninassau Natal em conjunto com o Curso de Pedagogia, aconteceu na escola Escola Ambulatório Padre João Maria em Natal, no dia 08 de Maio, este foi elaborado no intuito de promover ações de incentivos à leitura e formação do leitor no contexto da educação infantil, objetivando desenvolver uma interação pedagógica entre o prazer, a práxis e a teoria; compreendendo a leitura como uma interação social responsável entre ensinante e aprendente. Portanto, formar professores leitores criativos e empenhados em continuar essa proposta em seu futuro ambiente de trabalho.

"Sabemos que o currículo na Educação Infantil deve ter o seu foco central na valorização das habilidades, nos interesses e nas curiosidades das crianças, por isso oportunizar a diversidade literária e textual para as crianças nesta faixa etária constitui-se ferramenta indispensável no processo escolar de desenvolvimento da aprendizagem.  A criança, quando ouve uma história, tem informação, tem lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, que na faixa etária em que ela se encontra são predominantes" segundo a professora Jaqueline Assunção.

Para a realização desse projeto foram elaboradas atividades lúdicas de contação de histórias através de fantoches e livros paradidáticos e o Bingo das palavras e imagens, produzidos pelos granduandos de Pedagogia do 3º período manhã.

Eles foram recebidos pela diretora, Irmã Benedita, a mesma conduziu todos ao pátio onde estavam as turmas da Educação Infantil. A princípio todos se apresentaram e foi utilizado o espaço para uma brincadeira de interação com “bambolês”. Em seguida, apresentaram alguns livros paradidáticos (que foram doados à instituição) houve escolha de um dos livros para o início da contação de histórias. Houve também duas histórias contadas a partir de fantoches. Finalizando o momento com as crianças realizando o Bingo das Palavras e Imagens, onde foram distribuidos pipocas, pirulitos e balinhas. Após as crianças saírem do espaço, a diretora veio acolher a todos novamente e contou a história da instituição para a turma.

"Ficamos sensibilizados diante de tudo o que ouvimos e nos comprometemos de ampliar nossas doações, idealizando a “Campanha de amor ao Próximo” no mês de outubro, no intuito de arrecadarmos brinquedos para a instituição" segundo o coordenador do curso de Pedagogia da Uninassau Natal André Menezes.