02 Abril
Isolamento
Cuidados psicológicos
Autor: Luana Tavares

Olá, caros alunos, estamos vivenciando momentos de pura inquietação, neste momento devemos colocar em prática a solidariedade e empatia, assim podemos sentir o que outro está sentido, não há resposta certa para a pergunta “como manter a calma em tempos de caos”, afinal de contas, não há precedentes para uma situação como esta. Porém, temos algumas dicas para te ajudar a enfrentar este momento da melhor forma, com paz, isolamento social e muita higiene!

A ansiedade aparece, naturalmente, ao nos depararmos com ruas ficando vazias, escolas sem alunos, empresas sem funcionários. As pessoas que podem já estão trabalhando de casa. Pais que conseguem estão mantendo seus filhos em casa. Mas os heróis de branco, nossos estimados profissionais da saúde, seguem na linha de frente salvando, cuidando, lutando por tantas pessoas que estão precisando.

Listamos abaixo 5 dicas para te ajudar a manter a calma e os cuidados em tempos de pandemia:

1)      Isolamento social não significa férias. Essa frase, por si só, já gera ansiedade. Mas então, o que eu vou fazer em casa? Pais que precisam trabalhar, crianças que não podem passear nem se encontrar com amigos. Infelizmente, ficar em casa, neste momento, NÃO quer dizer que você deve aproveitar para reunir os amigos e a família em casa para um almoço no final de semana, ou ficar se reunindo com os vizinhos todos os dias, mesmo aqueles que moram ao lado da sua casa. Não pode. A gente não sabe onde cada um passou, se está ou não contaminado.

2)      2) Cuidado com as notícias falsas: Estar informado é muito importante, principalmente, em relação sobre o que se pode fazer para reduzir ou até impedir a disseminação e contaminação da doença. Mas a Organização Mundial da Saúde pede que você evite ler, assistir ou escutar notícias que possam causar ansiedade ou estresse. Hoje, há matérias sobre o coronavírus por todo lugar. Internet, redes sociais, jornais, revistas, tv, grupos de mensagens entre outros.

3)      Respeite: Infelizmente, temos visto ainda muitas pessoas achando que “é só uma gripe”, ou desrespeitando a necessidade do isolamento social (quando possível de ser cumprida, considerando que há muitos que não tem essa possibilidade) e desvalorizando a necessidade da rígida higiene.

4)      Converse com seus filhos: É melhor que eles entendam por vocês o que de fato está acontecendo. Explique a importância da lavagem das mãos, e do álcool. Ensine como cobrir a boca para tossir. Fale sobre a importância de não colocar a mão na boca e nos olhos e utilize técnicas didáticas para esta explicação.

5)      Cuide de quem precisa de cuidado: Se você não faz parte do grupo de risco, e pode sair para as compras básicas (farmácia, mercado, etc), faça isso por um vizinho ou um familiar. Vá, faça as compras e deixe na porta. Não esqueça de, ao chegar em casa, tirar toda a roupa e levar, junto com o sapato, direto para a lavanderia.

Lembrem-se vocês serão pessoas que transformará a vida de outras pessoas, mediadores e transformadores de sonhos...

Repetindo a frase que viralizou: QUANTO ANTES NOS DISTANCIARMOS, ANTES NOS ABRAÇAREMOS!

Cuidem de vocês, cuidem dos seus familiares, dos idosos, das pessoas do grupo de risco.

Lavem bem as mãos, usem álcool em gel, fiquem em casa e, mantenham a calma, na medida do possível!

Estamos juntos!

FONTE: https://unidospelavida.org.br/calmaemtemposdecoronavirus/