17 Novembro
Alunos participam de 4º encontro Roda de Mestre
Autor: Gilma Benjoino

A Roda de Mestre em Vitória da Conquista objetivou refletir sobre a formação do professor universitário que, normalmente tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Todavia, entendemos que, ser docente no ensino superior não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e precisa ser contextualizada.

Assim, com esse entendimento, argumentou-se em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário, no primeiro momento, e, no segundo, fez uma analogia entre o papel do professor e o do maestro diante da orquestra. Para tanto, tivemos a honra de receber a Orquestra Conquista Sinfônica e o seu regente, o Maestro João Omar C. Mello.

Foi utilizada a metáfora “O Professor enquanto Maestro de uma Orquestra”. Esta metáfora cria a imagem de um líder que conhece intimamente a música, que consegue interpretá-la de modo elegante, que consegue reunir um grupo de pessoas que, apesar de não se conhecerem bem e tocarem instrumentos diferentes, podem atingir um objetivo comum. Há um tempo para ensaios individuais e um ensaio geral, onde todos trabalham em conjunto. É necessário apurar o desempenho de cada músico para que o trabalho do grupo tenha qualidade. No final, cada músico contribui com um desempenho significativo merecendo os aplausos (ou desdém) do público. O maestro ajuda os músicos a produzir música, assim como o professor em sua práxis pedagógica.

Os alunos de Pedagogia do IV Período que ministraram as oficinas pedagógicas PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CORPO EM MOVIMENTO, os alunos do II Período e comunidade que participaram das referidas atividades assistiram, no final da manhã  a orquestra convidada que tocou 5 peças e nos deixou extasiados: “Tropicália”, composição de Caetano Veloso; “Arrumação” de Elomar Figueira Mello; “Flores em Você”, de Edgard Scandurra do Grupo Ira!; “Bicho de Sete Cabeças” de autoria de Geraldo  Azevedo e, finalizando, “Asa Branca” composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

RODA DE MESTRESRODA DE MESTRESRODA DE MESTRESRODA DE MESTRESRODA DE MESTRES