15 Maio
DEBATE
Abuso Sexual Infantil é tema de debate
Autor: Ingrid Cruz

O curso de Pedagogia da Faculdade UNINASSAU BELÉM discutirá no próximo dia 18 de maio (sexta-feira), o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento tem como objetivo mobilizar e conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data do evento foi marcada em alusão ao Dia Nacional de combate ao Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Pensar nesta data é muito importante pois a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor. Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. Apesar de ser um tabu, esse assunto deve, sim, ser discutido nas escolas.

A descoberta da sexualidade, intrínseca ao ser humano, acontece justamente no período que contempla a infância e a adolescência, ou seja, fase da vida em que estamos em pleno processo educacional.O tema não pode ser ignorado pela escola e está contemplado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um assunto que deve ser trabalhado de forma transversal e interdisciplinar durante toda a Educação Básica, assim como ética e meio ambiente.

Data: 18/05/2018

Local: Auditorio Do 1 ºandar do Bloco Quintino