Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
20 Junho
Leitura
Perguntas e Respostas sobre a Odontologia Desportiva
Autor: Marina Barreto

Qual o papel de um dentista especializado em odontologia do esporte?

O papel do Cirurgião Dentista especializado em Odontologia do Esporte é realizar um trabalho preventivo com atletas, tanto profissionais como amadores, levando em consideração as particularidades fisiológicas do esporte suas regras e a modalidade praticada.

Quais são os cuidados que os esportistas devem ter com relação á saúde bucal?

Para o atleta de alto rendimento o equilíbrio e a manutenção desta homeostase do organismo é fundamental. Diferente das outras profissões o instrumento de trabalho do atleta é o seu próprio corpo, sendo assim alterações bucais podem interferir no seu dia a dia. O trabalho preventivo é fundamental para o atleta. Uma pericoronarite, uma inflamação ou infecção podem acarretar na ausência em treinamentos ou as vezes até mesmo em importantes competições. Em esportes coletivos estas ausências são suprimidas pela substituição do atleta, mas em esportes individuais isso não acontece. Imaginem que alguns atletas realização muitas vezes uma preparação de 4 anos para participar de uma única prova olímpica, e um problema bucal, não pode ser responsável por interferir na carreira dos atletas. Por isso os protocolos de atendimento na Odontologia do Esporte se difere um pouco da Odontologia convencional.

No quesito de saúde bucal, quais são os principais motivos que podem comprometer o rendimento de um atleta?

São vários os motivos que podem comprometer o rendimento de um atleta. Por isso é fundamental para o profissional da área apresentar um bom embasamento sobre fisiologia do exercício e das áreas interdisciplinares que permeiam o atleta. Por exemplo, ausências dentárias podem comprometer o processo de mastigação e trituração dos alimentos, e desta forma o resultado final do processo nutricional pode resultar em uma quantidade de energia insuficiente para realizar determinada atividade ocasionando em alguns casos fadigas precoces da musculatura esquelética. Alimentos que chegam em pedaços maiores dificultam a absorção e a transformação energética. A tão estuda síndrome do respirador bucal que muitos atletas apresentam, também podem causar alterações em atividades aeróbicas de alta intensidade diminuindo o consumo máximo de oxigênio e consequentemente o seu rendimento. Mas em atividades isso acontece? Aí retomamos a importância do estudo da fisiologia do exercício que com toda certeza é a base para um trabalho específico com atletas na Odontologia.

Quais os principais traumas bucais que esportistas têm? 

Os principais traumas são os traumas orofaciais e dentários ocasionados principalmente em esportes de contatos. A literatura com seus levantamentos epidemiológicos conseguem ainda diferenciar esses traumas de acordo com a modalidade praticada. O grande problema que esses traumas mesmo relatados na literatura muitas vezes são negligenciados por serem encarados como acidentes. Se a literatura nos diz que uma pessoa que pratica uma determinada atividade apresenta uma chance de 10% maior de sofrer uma fratura dentária por exemplo este traumatismo não pode ser encarado como acidente e pode ser prevenido, pois faz parte da própria atividade. Outros traumas que apresentam grande frequência e que passam batidos em muitos casos, são os traumatismos funcionais que ocorrem pelo simples apertamento contínuo realizados pelos esportistas durante o exercício, como é o caso dos levantadores de peso. Em outubro de 2015 o doutor Daniel Bonotto e colaboradores publicaram um estudo inédito na Dental Traumatology que obteve resultados interessantes. Nesta pesquisa a incidência de Disfunções Temporomandibulares foi 50% maior em um grupo de lutadores profissionais quando comparado a amostra de pessoas que não praticavam nenhuma atividade física.

Leia na íntegra clicando no link: http://sportsdental.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-odontologia-do-esporte/.

Comentários