26 Setembro
Curso promove Giro Científico em Nutrição
Autor: Luiza Spinasse

Na próxima quarta-feira, dia 27/09, acontecerá no campus Mercês o Giro Científico em Nutrição. A temática escolhida foi "Corpo, Saúde e Nutrição: considerações sobre a construção do corpo na prática do nutricionista", palestra que será ministrada pela Mestre Déborah Leão.

Déborah concluiu seu mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Escola de Nutrição da UFBA e, atualmente, é professora substituta desta instituição e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura - NEPAC.

A proposta deste Giro Científico é ampliar a reflexão sobre o corpo como objeto de estudo da Nutrição. Durante a formação como nutricionistas, embora discutamos sobre alimentação, peso corporal e nutrientes, pouca atenção é dada à relação entre corpo e práticas alimentares - também como objeto das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. É importante compreender que a comida participa da construção do corpo não apenas do ponto de vista da sua materialidade, mas também nos aspectos culturais e simbólicos. Assim, o comer parece estar inscrito no centro do processo de construção da própria identidade das pessoas - o que guarda uma relação única com seu corpo e com a maneira de lidar com o corpo do outro.

A ideia é que as palestras e oficinas promovidas no Giro Científico qualifiquem e amplifiquem as reflexões iniciadas em sala de aula, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar sobre a técnica, aprimorá-la e recriá-la, a partir de um processo dialógico e contínuo.

Aproveitem!

Curso promove Giro Científico em Nutrição