03 Novembro
DICAS
Dicas da "nutri" para melhorar o estudo
Autor: Conceição Aguiar

DICAS DA NUTRI PARA MELHORAR O ESTUDO:

Estamos nos aproximando das ultimas avaliações do semestre. Segundo nosso calendário institucional, durante os dias 01 a 07 de dezembro estaremos realizando a 2ª Avaliação semestral.

Nesse momento, muitos alunos se mostram apreensivos e ansiosos com o teste.  Tal ansiedade indiretamente atrapalhar o resultado, até mesmo, daqueles que estão com os conhecimentos atualizados para realização e estudando antecipadamente.

Mas...não se desespere!!! Estudar não precisa ser uma tarefa difícil. Confira algumas dicas que podem ajudar a aproveitar melhor o estudo para as provas que se aproximam.

1. ESCOLHA UM LOCAL

Decida onde você vai estudar para as suas provas. Esse lugar deve ser escolhido de acordo com as suas necessidades de estudo, levando em conta as dificuldades e facilidades que você tem com a matéria. Se você sente dificuldades de concentração, por exemplo, escolha um ambiente silencioso, sem distrações como a TV, o computador ou seus familiares conversando ao seu redor. Já se você é uma pessoa que consegue se concentrar em qualquer lugar varie os ambientes de estudo para melhorar as habilidades de memória.

2. USE A BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNINASSAU!! VÁ ALÉM DO EXPOSTO PELO PROFESSOR

Não se restrinja somente ao exposto pelo professor no momento da aula. Vá além!! Busque vídeos ( de sites confiáveis, é claro!!), leia arquivos científicos, use outros livros, além do indicado pelo professor. Uma ótima dica é usar a biblioteca virtual da UNINASSAU. Dê uma olhada no seu portal de aluno. Lá existe um ícone que lhe direciona para nossa biblioteca virtual. Nela você poderá encontrar uma enorme variedade de livros!!!!

3. FAÇA ESBOÇOS

Use cadernos de anotações ou apresentações em Power Point para fazer esboços do assunto que está sendo discutido em aula. Não se preocupe com a forma, simplesmente anote o título do capítulo, assim como os seus intertítulos, e comece a escrever as suas observações a respeito dele.

4. ENSINE O CONTEÚDO

Uma das melhores técnicas de estudo é ensinar o material que você está estudando para alguém que não esteja familiarizado com o tema. Ensinar outra pessoa garante que você crie novas conexões entre o assunto abordado, compreendendo melhor como a situação ocorre como um todo.

6. RESOLVA PROBLEMAS

Revise o conteúdo ministrado pelo professor e simule “casos clínicos”. Dessa maneira o material da prova vai parecer mais fácil e você conseguira resolver as questões com mais agilidade. Lembre-se que as avaliações da UNINASSAU, são todas contextualizadas, objetivando preparar você para concursos e testes no futuro.

7. FAÇA LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE

Uma boa técnica de estudo é escrever uma lista com as principais palavras dos textos e aulas. Depois que a lista estiver pronta, leia o material e adicione informações importantes que se relacionem com essas palavras-chave. Essa espécie de glossário vai fazer com que você relacione rapidamente uma palavra com o contexto no qual ela está inserida. Você também pode usar essas palavras para criar fichas de estudo com todas as informações que ela representa no texto.