Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
27 Fevereiro
Saiba mais!
Cuidados importantes contra a "Coronavirose"
Autor: Andrei Guedes

O coronavírus, descoberto recentemente, é uma variante da família Coronaviridae já existente e conhecida há décadas. Trata-se do COVID-19, que surgiu na Ásia, em dezembro de 2019, e que tem como suspeitos por viabilizar esta nova estirpe viral o pangolim (tamanduá escamoso) e mamíferos da ordem Chiroptera.

Embora ainda não existam dados concretos e totalmente esclarecidos no que diz respeito à disseminação, patogenicidade, bem como sobre os graus de comprometimento dos organismos afetados, sabe-se que o COVID-19 atinge humanos e, a depender do estado imunológico e faixa etária do hospedeiro, o agente pode apresentar quadro clínico complicado.

As medidas mais práticas e simples para diminuir o risco de infecção pelo COVID-19 consistem na lavagem das mãos sempre após o uso do banheiro e antes de se alimentar, bem como após tosse e espirros (os quais devem ser protegidos por lenço e este descartado no lixo). Medidas como descontaminação do aparelho celular e de outros utensílios de uso constante com desinfetantes como o álcool 70°GL e hipoclorito de sódio a 0,1% são efetivas.

O agente pode persistir em superfícies inertes desde um tempo de 2h a até 9 dias. É sensível a temperaturas entre 30°C e 40°C, podendo sobreviver por até 28 dias em locais/objetos submetidos a temperatura de 4°C, por exemplo.

O uso de máscaras só deve se dar em indivíduos que estejam com suspeita da infecção ou com quadro clínico sugestivo (tosse, espirros, febre e cansaço) e que ainda não estejam sendo submetidos a atendimento, ou por equipes de saúde em serviços de referência para doenças infecto-contagiosas. O ideal é o uso de máscaras referência N-95 ou respiradores.

Quando doente, o indivíduo deve evitar contato com animais de estimação, deixando-os sob cuidados de terceiros, para evitar a exposição do mesmo ao agente viral. E, deve ainda, imediatamente, procurar o serviço de saúde de referência, em vez de fazer automedicação.

Por: Dr. Andreey Teles – médico veterinário, professor e coordenador do curso de medicina veterinária da Uninassau João Pessoa.

 

Comentários