Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
13 Setembro
MEDICINA VETERINÁRIA
Alimentação para PETs tem sido uma tendência em crescimento
Autor: Andrei Guedes

O dia-a-dia corrido tem sido um grande motivador para as mudanças de hábito das pessoas. A dificuldade em relacionamentos, a escassez de tempo, a intensidade cada vez maior das atividades laborais, têm convidado as pessoas a adotar medidas que lhes proporcionem melhor qualidade de vida.

Isso não é anormal quando essas pessoas criam PETs, afinal de contas a tendência humana em transmitir a eles o melhor bem-estar possível aliado à busca incessante por medidas que se traduzam como sendo bem aceitas e práticas em sua aplicação, além de constituírem-se em ações saudáveis.

Dessa forma, os tutores têm se preocupado mais em fornecer alimento seguro e de qualidade para seus PETs, buscando no mercado produtos diferenciados, ofertados como naturais e saudáveis variados, tais como alimento fresco resfriado; alimento cru; alimentos orgânicos, funcional, livre de grãos; formulado à base de ingredientes exóticos; e até mesmo refeições caseiras suplementadas; dietas à base de proteínas (bovina, frango, cordeiro, etc.), além de dietas formuladas para contemplar a demanda do dia-a-dia da clínica de animais de companhia: seja na área de alergologia, gastrenterologia, dermatologia, nefrologia, urologia, geriatria e outros.

Vale ressaltar que, o novo mercado de alimentação animal natural, com alimentos feitos em casa, sem normas, sem preocupações, sem padrões e sem parâmetros, e ainda sem que exista registro junto a órgãos reguladores competentes, além de não possuir médico veterinário cadastrado junto à produção enquanto responsável técnico, caracteriza-se como sendo de grande risco para a saúde do seu animal, afinal de contas é importante que se tenha o controle e conhecimento desde a origem da matéria prima utilizada na confecção daquela alimentação, até mesmo de como o processo é feito, incluindo o manuseio, embalagem e acondicionamento até a disposição final ao cliente.

Diante disso, porque não optar por uma nutrição baseada em alimentos frescos, naturais, rastreados e com menor grau de industrialização possível?

Porque não optar por um alimento natural e que tem um médico veterinário como responsável técnico pela sua produção?

O que dizer de um alimento natural para PETs, produzido com elevada qualidade e cuidados extremos, além de contar com um registro junto ao Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura?

Não pense duas vezes. Fique de olho no mercado e diga sim àquilo que faz bem à saúde do seu PET.

Afinal de contas, quem não quer seu PET mais disposto, com mais energia, dormindo menos, mais ativo e alegre, apresentando pelos e pele mais saudáveis, menor volume de fezes e odor discreto, apetite melhorado, peso dentro da faixa de controle, além de outros benefícios tais como saúde urinária e renal, controle de doenças crônicas como diabetes e um dos fatores muito buscados por tutores, menor intensidade no “cheiro de cachorro”, o que impacta em menor quantidade de banhos.

Por: Dr. Andreey Teles – CRMV 1825-PB – Médico Veterinário, Professor e Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uninassau – João Pessoa.

Comentários