Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
02 Julho
GESTÃO
Habilidades em gestão podem garantir a sobrevivência dos negócios
Autor: Marcia Dantas
Confira

Olá turma!

Vamos bater um papo hoje a respeito da importância de uma gestão eficiente para a sobrevivência de qualquer empresa, ainda mais em um cenário de pandemia no qual passamos.

A pandemia da COVID-19 mexeu com a economia mundial e, por isso, qualquer empresário pode ser afetado. Assim, com a necessidade de isolamento social, as vendas despencaram. E a dúvida que fica é: como o mercado se comportará nos próximos meses? Nessa hora, ter boas práticas de gestão é a principal arma dos empreendedores. Assim, profissionais preparados para enfrentar os novos tempos ficarão em evidência.

Compartilho com vocês algumas habilidades necessárias para os gestores neste momento de pandemia:

 

A adaptabilidade será fundamental”

Mudanças exigem novas soft skills (habilidades comportamentais) dos profissionais. A habilidade digital é uma delas. Além disso, as habilidades socioemocionais também serão fundamentais. Diante de tantas incertezas, que geram inseguranças, as habilidades socioemocionais vão permitir que os indivíduos lidem melhor consigo mesmo e com o contexto que o demanda, sendo necessárias, inclusive para construirmos e ressignificarmos nossa trajetória profissional.

 

Já os líderes deverão aprimorar suas habilidades socioemocionais, sendo mais claros e transmitindo mais segurança. “Daqui em diante os líderes terão de ser sim mais ‘humanizados’, o que quer dizer ter clareza do propósito da organização e conseguir estabelecer essa conexão com os seus liderados.

 

Reestruture, revisite seus processos, reavalie seu negócio”

 

Primeiro passo: conheça profundamente seu cliente, quem é, como ele percebe seu produto e como chegar até ele. O mercado mudou, hoje a empresa deve ir até o cliente. E como? Qual a melhor forma de atingir seu cliente? Qual a percepção que ele tem do seu produto ou serviço? O que te diferencia dos concorrentes?

 

Segundo passo: revisite seus processos, avalie o que pode ser reduzido, mudado ou eliminado.

 

Terceiro passo: reclassifique seus gastos. Categorize entre gastos fixos e variáveis. Reduza ao máximo os gastos variáveis.

 

construir uma marca forte digitalmente”

Esse tipo de gestão compreende melhor os processos da empresa, seja na venda de um produto ou na prestação de serviços. A visão integrada do negócio em si abre os olhos da empresa para formas de surpreender os consumidores e atuar com ações estratégicas para fortalecimento da marca.

 

Bem turma espero que tenham gostado do nosso bate papo de hoje, comentem abaixo, até a próxima!!

 

Atenciosamente,

 

Prof. Pedro Sotero

Coordenador de Curso.

 

Comentários