05 Junho
NEC: 95% dos alunos da UNINASSAU estão inseridos no mercado de trabalho
Autor: Andre Felipe

Redator: Aurilene Cândida

A busca por uma vaga no mercado de trabalho durante a graduação é recorrente, nem sempre os alunos obtêm sucesso. Percebendo essa dificuldade, a UNINASSAU criou o Núcleo de Empregabilidade e Carreiras (NEC).  O objetivo é auxiliar os alunos na conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Isso pode ser feito por meio do portal do aluno, na opção carreiras, ou ainda presencialmente, no polo de empregabilidade que fica ao lado do bloco C, no bairro das Graças.

Após cadastrar o currículo o aluno passa a receber e-mails de vagas que se adequam ao seu perfil ou pode visualizá-las o portal, na opção carreiras. Os dados são consultados por diferentes empresas que têm acesso ao banco de dados. Para isso, é necessário que 60% do currículo esteja preenchido. Segundo Luana Azevedo, Analista de Empregabilidade do NEC, atualmente 95% dos alunos estão inseridos no mercado de trabalho com o auxílio da UNINASSAU.

O trabalho do NEC não se limita ao cadastro de currículos. São realizados também workshops e palestras de formação que têm o objetivo de ajudar os alunos a desenvolverem as competências exigidas pelo mercado de trabalho. "O mercado exige um profissional corajoso, ousado, versátil e capaz de adequar-se à mudanças facilmente", explica Mariana Luna, analista de Recursos Humanos, "este profissional precisa entender sobre tecnologia e inovação e ir além, ser autêntico, consultar  e criar relacionamentos; além disso precisam buscar alternativas e capacitações, dentro e fora da sua área, tornando-os ainda mais responsáveis pela sua carreira profissional", alerta.

Para Rosilene dos Santos, aluna do 6º período do curso de administração da UNINASSAU, processo de seleção e contratação foi rápido:  “Meu currículo foi selecionado e dias depois tive que ir no polo de empregabilidade participar da primeira etapa. Na mesma semana eu já estava empregada”, conta. A estudante ainda faz um alerta: "Os alunos têm que continuar procurando, ir no núcleo de empregabilidade, colher informações, estar sempre atrás"”