05 Junho
UNINASSAU prepara estudantes para o ENADE 2018
Autor: Andre Felipe

Redator: Diego Santos

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) será realizado no dia 25 de novembro deste ano. O exame é direcionado para os estudantes de cursos superiores que tenham concluído 80% da carga horária para se formar. A avaliação verifica a performance dos estudantes e seus conhecimentos na área, como também seu desempenho segundo os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.  A UNINASSAU está realizando uma série de atividades para preparar e instruir os universitários.

A coordenadora acadêmica regional do Grupo Ser, Adriana Salgado, é uma das responsáveis pelos trabalhos voltados para o ENADE e garante que a UNINASSAU está preparando os estudante para este momento: “Nós trabalhamos com a  Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que o MEC coloca para todas as instituições. Partindo disso, a gente sabe que os nossos alunos estão sendo preparados para qualquer atividade, à medida que vão fazendo o curso”, explica.

A coordenadora explica ainda que as atividades são planejadas a partir de diagnósticos de desempenho dos alunos, focando assim onde eles apresentam mais dificuldades. Com isso, ao longo do último ano de graduação, o aluno é preparado tanto para o ENADE quanto para o mercado de trabalho. “Nós fazemos simulados, levantamentos e vemos quais são os conteúdos que eles têm fragilidade. A partir dessas fragilidades, desenvolvemos atividades ao longo do ano para trabalhar esses conteúdos", conta.

Edvaldo Mateus, aluno do 7º período de jornalismo está se preparando para o exame e reconhece a sua importância: ''Através do ENADE podemos ter uma noção do nível dos alunos que serão formados. Creio que funcione como um filtro para que se conheça realmente quem se formou com a qualidade necessária para exercer um bom trabalho profissional", defende os estudante.

Alguns alunos, contudo, têm enfrentado dificuldades para seguir o ritmo da prova. É o caso da estudante de publicidade Joyce Cabral: ''Será a primeira vez que farei o Enade. Fizemos um simulado e o resultado não foi dos melhores. Uma reclamação da turma foi que o tempo para responder às questões foi insuficiente", lamentou. Para mais informações sobre o Exame, como os cursos que serão submetuidos, horários e ações preparatórias, procure a sua coordenação.