Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
06 Setembro
Minicurso
Sábado Científico
Autor: Carla Pequeno

No dia 31 de setembro na Uninassau - Vitória da Conquista, aconteceu o primeiro Sábado Científico do colegiado de Fisioterapia, o tema foi: Reabilitação Vestibular, cujo palestrante foi Lucas Libarino especialista na área, o mini curso foi realizado no auditório da própria unidade, contou com a presença de diversos discentes do curso de fisioterapia de todos os semestres. Ficou curioso do que seria Reabilitação Vestibular? Abaixo segue algumas Informações sobre o tema. 

 

Reabilitação vestibular

​O que é?
 
 A Reabilitação Vestibular é um tratamento complementar, não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados (conforme necessidade do paciente) que - em conjunto com uso de medicamentos quando indicados, modificações dos hábitos de vida e orientação alimentar – tem o objetivo de reduzir os sintomas de tontura e promover a recuperação do equilíbrio corporal.
 
Para quem é indicado ou em quais situações?
 
A terapia é indicada para pessoas com perturbação do equilíbrio corporal, ilusão de movimento, sensação de instabilidade, flutuação, oscilação, vertigem crônica (sensação rotatória de objetos ou de si próprio), vertigem aguda, vertigem por mudança de postura, pacientes idosos com alteração de equilíbrio que apresenta quedas e desvio de marcha, tontura em veículos em movimento, desconforto em lugares movimentados (shopping centers, supermercados e feiras).
 
Como é realizado?
 
Para a realização da reabilitação vestibular é necessário que o paciente tenha a indicação médica e, se possível, exames que avaliam a função vestibular (otoneurológico e/ou impulso cefálico, entre outros).
O tratamento baseia-se em manobras de reabilitação específicas para a vertigem posicional ou exercícios físicos direcionados e repetitivos, selecionados de acordo com as queixas do paciente e a alteração funcional, os exercícios envolvem movimentos de cabeça, olhos e tronco e é imprescindível o acompanhamento do profissional neste processo.

Qual é o papel do Fisioterapeuta?

O fisioterapeuta é um especialista em movimento humano e deve detectar LIMITAÇÕES FUNCIONAIS apresentadas pelo paciente. Por isso, quando um paciente relata que tem “labirintite”, o profissional no ato da avaliação, deve definir junto ao paciente que tipo de tontura ele apresenta.

Galeria: 
Final do curso felicidade - Conhecimento é VIDA

Comentários