Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
22 Fevereiro
Lauro de Freitas
Professora dá dicas de atividades para praticar na praia
Autor: Kelly Lima

Acompanhem a matéria escrita por Aline Sales. 

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de praticar atividade física. Mas, por outro lado, é comum nessa época do ano encontrar quem não dispensa os exercícios, principalmente nas areias da praia.

A coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau em Lauro de Freitas,  Camila Lessa, explica que a prática de atividades na areia tem inúmeras vantagens para o corpo, além de influenciar diretamente na motivação. “Sempre digo que ter uma orla ou praia próxima para se exercitar é 'artigo de luxo'. Só de estar nesse lugar você já é favorecido pelo calor do ambiente, o ar se torna mais efetivo para o treino, pois disponibiliza maior quantidade de oxigênio, e ainda você fica mais longe da poluição dos carros”, afirma.

A professora acrescenta ainda que outro fator importante é que a areia também fortalece a ideia de se treinar em ambiente externo. “Estando descalço na areia, estimulamos muito mais áreas nos nossos pés do que se estivéssemos no solo, calçados. Além disso, é possível enriquecer a capacidade aeróbica e potencializar o treino, gastando, assim mais calorias, já que atividades na areia fofa exigem mais dos nossos músculos”, diz.

A profissional também ressalta que muitas atividades são perfeitamente realizadas na areia, como o vôlei, futebol e corrida. Caso opte pelo último, o ideal é utilizar um tênis apropriado.

A prática dos exercícios ao ar livre deve ocorrer até às 10h da manhã e após das 16h, já que, segundo a educadora, a exposição ao sol e o calor fazem com que o corpo "gaste" mais água que o habitual e o risco de desidratação aumenta. Para aproveitar melhor o que o ambiente oferece, a especialista também alerta que é importante sempre se hidratar, fazer uso do protetor solar, usar boné e óculos de sol.

Por fim, Lessa orienta que antes de praticar os exercícios devem ser feitos alongamentos mais dinâmicos e rápidos e um aquecimento muscular para diminuir o risco de lesões. É necessário também buscar um profissional para que o treino seja prescrito e acompanhando da melhor maneira.

Comentários