Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
13 Julho
CAPACITAÇÃO
Curso de Arteterapia marca o início do Projeto Capacita em São Luís
Autor: Thiago Rezzo

A Faculdade UNINASSAU oferece diversos cursos gratuitos para a comunidade e alunos. No último dia 13 de julho foi realizado o curso de Arteterapia com o professor Genilson. Este curso tem por objetivo proporcionar, através dos conhecimentos teóricos e vivências práticas, a familiarização com o campo do fazer artístico como forma de linguagem que expressa e comunica, apontando a construção de caminhos para o autoconhecimento, para as relações interpessoais e, sobretudo, para uma proposta de intervenção à saúde e bem-estar, tornando-se estas umas das inúmeras aplicabilidades da Arteterapia. 

A oficina objetivou, ainda, viabilizar a compreensão dos efeitos das técnicas e processos da Arteterapia para com seus participante, apresentando os percursos da arteterapia, viabilizando o entendimento e então a sua definição. A arteterapia relaciona-se a um conjunto de práticas sistematizadas que visem ajudar o indivíduo ao diálogo com seu próprio eu, bem como a expansão da consciência e busca de resultados partindo de um estado (problema) para um estado desejado, haja vista os constantes desafios no mundo contemporâneo em que conflitos emocionais, distúrbios e dificuldades de aprendizagem, dentre outros fatores se tornam cada vez mais presentes no mundo corporativo.

Os temas desenvolvidos na oficina abrangeram metodologicamente os fundamentos e a aplicação de técnicas acerca da relação do fazer artístico e o inconsciente, dos recursos plásticos e das artes cênicas como promotores a saúde e do bem-estar. Nessa perspectiva, fundamentado em Selma Cionai, Daniel Brow, Lou de Oliver, e outros, a vivência ressalta os resultados já experimentados e um leque de alternativas no anseio de sensibilizar os participantes nas abordagens relacionadas à Arteterapia e a promoção da saúde individual e coletiva.

Galeria: 

Comentários