Faculdade Maurício de Nassau UNINASSAU | Ser Educacional
09 Novembro
Evento
Profissionais de saúde realizam debate sobre câncer de mama
Autor: Adriana Parente

No dia 22 de outubro, acadêmicos de farmácia e de outros cursos da UNINASSAU Parnaíba, além da comunidade em geral, participaram de uma roda de conversa com o tema "Atuação dos profissionais no Outubro Rosa". Estiveram na roda de conversa o médico da Estratégia Saúde da Família, que falou sobre os fatores de risco para o câncer de mama, a importância da realização dos exames de prevenção peridicamente e por fim, como acontece o tratamento, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.

Em seguida, a enfermeira Larisssa Bessa falou do papel do enfermeiro na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, dando ênfase especial à realização de exames de imagem associado ao auto exame, uma vez que esses detectam de forma mais precoce a doença. Ainda, a psicóloga Fabiana Soares relatou como o profissional pode contribuir com a paciente desde a descoberta do câncer de mama, durante e após o tratamento, considerando que a mulher muitas vezes tem que passar por mastectomia além da perda dos cabelos durante o tratamento quimioterápico.

Já o farmacêutico Rodrigo Gonçalves falou sobre a importância do farmacêutico na orientação farmacológica ao paciente em tratamento do câncer de mama assim como do incentivo à realização de exames anuais para detecção do câncer de mama e do colo do útero. Por último, falou a sra. Isabel Val, que foi acometida duas vezes pelo câncer de mama. Ela falou da importância do apoio de todos os profissionais citados e principalmente da familia durante o tratamento do câncer de mama e como foi importante o diagnóstico precoce da doença para o sucesso do tratamento.

A roda de conversa continuou com perguntas da platéia e respostas dos membros da mesa.

Agradecemos a todos que participaram.

Galeria: 
Profissionais de saúde realizam debate sobre câncer de mamaProfissionais de saúde realizam debate sobre câncer de mamaProfissionais de saúde realizam debate sobre câncer de mama

Comentários