18 Abril
Doação de Sangue
Autor: Lais Couto

Médico Infectologista e presidente do Instituto Vital Brazil -

Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É seguro e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente.
Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice.

Para incentivar a doação de sangue, alguns estados, como São Paulo e o Distrito Federal, fornecem vantagens para os doadores regulares de sangue. Existem leis que isentam da taxa de inscrição os doadores de sangue que quiserem prestar concursos públicos realizados pela Administração Direta, Indireta, Fundações Públicas e Universidades Públicas do Estado.

Segue link: